Arquivo de abril de 2010

Tocantins à vista!

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Esse foi fotografado no 17º Aniversário do Auto Relíquias, em São Gonçalo, dia 30 de setembro de 2007. Nessa época eu era presidente do clube e não deu para falar com o dono do Gurgel, o Antonio. Passei o dia correndo para e cima e para baixo tentando fazer as coisas funcionarem…

Mas que o Tocantins TR LE ano 1991 estava bonito estava! Só não sei se as rodas de Puma combinaram muito.

Mais um que não mantive o contato….

Walfredo Gustavo

X-12 à vista!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Esse X-12 estava no AGMH de 17 de agosto de 2008. De arrasar, chamou muita atenção! Capota conversível, suspensão levantada e umas rodas enormes, sem falar na cor, que caiu como uma luva!

O ano desse X-12 teto de lona é 1975-1976. Raro encontrar esse modelo em tão bom estado.

Novamente não achei o dono… Uma pena, seria um belo integrante do nosso grupo!

Abraços e até o próximo post!

Walfredo Gustavo

X-12 à vista!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Esse lindo X-12 TR 1978, num bonito pérola, estava no aniversário do AGMH de 2007, comemorado no dia 18 de março.

Tem todos os detalhes originais, exceto as rodas, que entretanto fizeram um belo conjunto.

Não consegui falar com o dono porque foi a primeira e última vez que fizemos o rali junto com o encontro. Foi uma correria danada ! E o Armando ainda tinha colocado um monte de perguntas valendo ponto na planilha, deu um trabalhão conferir aquilo tudo ! Quando terminamos tudo, o Gurgel já tinha ido… depois nunca mais vi.

Alguém conhece o carro ?

Walfredo Gustavo

G-15 à vista!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Este é um raro G-15 L, fotografado no Encontro do AGMH de 17 de agosto de 2008. Adivinhem ? Não falei com o dono… E não vi mais o carro.

A caçamba teve suas laterais vazadas, que deu alguma leveza para o conjunto. A pintura em duas cores não é original, mais trouxe um ar bastante clássico ao carro, em especial pela qualidade. Não lembra um pouco as kombis duas cores?

As rodas de “Porsche” arrematam bem o conjunto, conheço um monte de donos de Fusca que adorariam te-las.

Alguém sabe dizer o ano? Não consigo ver a placa. Eu chutaria 1981.

Até o próximo post!

Walfredo Gustavo

X-12 à vista!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Já vi esse carro em outros encontros em Niterói e São Gonçalo, mas nunca acho o dono! É um X-12 Tr de 1986, todo original só faltando as faixas laterais para ficar bonito como o “Raio Verde” do nosso amigo Sérgio Prata.

Ele é muito bonito e foi fotografado na exposição no 12º BPM de Niterói/RJ no dia 15 de março de 2009.

É um futuro membro do Gurgel Clube! Não deixem de mandar suas fotos!

Walfredo Gustavo

X-12 à vista!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Este X-12 TR 1983 foi visto pelo nosso colaborador/administrador Claudio no dia 21/04/10 na “Selva de Pedra”, um curioso conjunto de arranha céus no nobre bairro do Leblon, no Rio de Janeiro/RJ. O Claudio saiu de bicicleta procurando guerreiros para fotografar, e encontrou este e um “Ragge”, que será postado nos próximos dias. O Claudio tem um Tanger, mas gosta dos Gurgel mesmo assim. Isso é que é exemplo, parabéns!!

O carrinho está com cara de abandonado. A documentação deve estar atrasada, está todo empoeirado e alguma areia debaixo dele denuncia que não sai do lugar a algum tempo. Desse jeito em breve estará num Blog como o Autos Órfãos, a não ser que alguém o adote antes disso.

Apesar do abandono, parece ser de fácil recuperação, tem ítens interessantes como o bagageiro e parece não ter sofrido muitas alterações nos quase 30 anos de serviços prestados!

Claudio, vamos tentar descobrir de quem é o carro? Pelo menos para tentar arrumar para ele um dono que tenha como ou tenha vontade de cuidar dele!!

Até o próximo post!

Francisco Branco

X-12 à vista!

segunda-feira, 19 de abril de 2010


Encontrei este X-12 TL 1987 (o terceiro de 1987 no Blog!) na BR-040 neste domingo, 18/03/10, já no final do dia, na altura de Duque de Caxias/RJ, subindo a serra em direção a Petrópolis/RJ.

O carrinho deve ser de uso diário, não estava nos melhores dias, mas o motor está redondinho, subia a serra sem dificuldades. A capota parece ter sido refeita, e no restante, podemos ver as faixas originais em tom de laranja, e as rodas e estepe especiais originais tipo “triângulo” aro 14.

Estou esperando os flagras de vocês. Esta foto deu um pouco de trabalho, pois a máquina está meio ruim, o dia estava escuro e o piso da estrada sofrível! Como é difícil tirar fotos em movimento! Passei tantas vezes por ele para conseguir uma foto mais ou menos boa que não sei como o cara não desconfiou de mim! Mais é isso aí temos que documentar!

Vejam algumas das fotos que não deram certo:

Espero vocês no próximo post!

Francisco Branco

X-10 à vista!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

E aí? Sabe diferenciar um X-10 de um X-12 fase 1? Depois da ajuda do nosso especialista Walfredo Gustavo, proprietário de um belíssimo Gurgel QT, ficou fácil: “É um X-10. As principais diferenças são o comprimento (X-10 350cm x X-12 330cm), faróis (4 no X-10 e 2 no X-12), capotas (X-10 cobre tudo) e galão de gasolina (X-10 não tem). Mas existem muitas outras.

Na verdade não tão fácil para nós que não somos especialistas. Eu mesmo palpitei que este modelo 1976 seria um X-12. Mas a falta de lugar para embutir o galão realmente mostra que é um X-10. Flagrei ele próximo a Estrada União Indústria em Petrópolis/RJ, no domingo dia 11/04/10. Está com pintura boa, e a maioria dos ítens como bancos, selectraction epainel ainda são originais. As rodas naturalmente foram trocadas, por modelos atuais vindas da Brasília (aro 14, 5 polegadas).

Segundo a matéria da Enciclopédia 4 Rodas que o Walfredo nos mandou, junto com a resposta, o X-12 surgiu a partir de modificações solicitadas pelo exército, como capacidade extra de combustível (daí o galão), e comprimento 20 cm menor (talvez por causa de ângulo de ataque?). Informações muito interessantes que em breve estarão no nosso banco de dados sobre os modelos.

Abraços a todos os Gurgelzeiros!

Francisco Branco

Supermini à vista!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Finalmente um carro urbano da Gurgel! Este Supermini SL de 1994 foi flagrado por mim no último domingo, 11/04/10 às margens da BR-040, no trecho que passa por Itaipava. Já tinha avistado ele algumas vezes quando fui a região do Centro Militar General Airosa, aproveitei para fotografar dessa vez. Este foi um dos últimos anos de fabricação da Gurgel, quando
este modelo concorria ferozmente com o Uno Mille.

O dono pelo visto não possui muitos recursos. A traseira está toda remendada com silver-tape, inclusive as lanternas, provavelmente fruto do desgaste e de algum pequeno acidente. Na frente pode-se notar as ferragens para um cambão de reboque, ou seja, provavelmente o dono tem um trailer e leva o carrinho para circular nas cidades onde para. Certamente já rodou um bocado.

No geral, o carro está bom. Quem sabe em breve não encontra um dono que lhe dê o devido valor? Vamos torcer.

Até o próximo post, e não se esqueça: Viu um Gurgel, fotografe! Vale câmera de celular, foto em movimento, tudo para que possamos mostrar um pouco mais desses carrinhos que tanto gostamos!

Francisco Branco

X-10/X-12 à vista!

quarta-feira, 14 de abril de 2010


Este carro se envolveu num acidente em Parnaíba-PI, cidade perto do litoral que fica a 330 km da capital Teresina. Trata-se de um modelo 1975 que ilustra bem o que a falta de informação gera. Ninguém sabe precisar (ao menos por estas fotos) qual seria o modelo exato, um X-10 ou X-12 fase 1, modelos que foram fabricados simultaneamente até o lançamento do X-12 fase 2, com visual já bastante diferente.

Quem noticiou o acidente em 29/03/2010 foi o portal Pró-Parnaíba que veicula notícias sobre acontecimentos nesta cidade. Leiam um trecho da matéria:

Um acidente parou o trânsito no final da tarde desta segunda-feira (29) na rotatória da Avenida Pinheiro Machado com a Avenida São Sebastião em Parnaíba. O motivo foi uma ultrapassagem perigosa que teria sido efetuado durante a manobra. Segundo testemunhas, o acidente envolve um ônibus da empresa Coimbra de Araguaina – TO e um automóvel Gurgel de Parnaíba – PI. O motorista do Gurgel evadiu-se do local após o acidente. O motorista ainda não identificado, teria invadido a preferencial, tentou ultrapassar e foi fechado pelo ônibus que era conduzido por Daniel Cavalcante.”

Mau para o Gurgel histórico que ficou um pouco danificado. Ele sofreu alterações nos faróis, que originalmente eram externos, não embutidos, além das interessantes grades protetoras que vinham no pára-choques original. De qualquer maneira, um belo exemplar, que apesar dos seus 35 anos de serviço parece pronto para rodar!

A matéria completa pode ser encontrada no seguinte link:
http://www.proparnaiba.com.br/redacao/acidente-envolvendo-onibus-e-automovel-em-parnaiba-para-o-transito.html

Francisco Branco