Olá,
Esse é o carro que está no post da Páscoa (24 de abril). A revista é de maio de 1990 e o carro foi emprestado pelo seu proprietário alemão (a Gurgel não exportou para o Reino Unido). Ao contrário do atual proprietário e da agência que o vendeu, a revista diz que a conversão da direção para o lado direito foi feita pelo antigo proprietário. Hum…
No mais, a revista faz elogios ao desempenho do carro e termina dizendo que “it´s just a pity that they are not avaliable over here” (é uma pena que eles não estejam à venda por aqui).
Abraços,
Tags: Inglaterra
Nossa, olha esses bancos brancos! Só falta serem de couro! Blergh…
Que legal! Essa pintura (creio que original) não estava disponível para cá, estava? Nunca vi UM X-12 vermelho de fábrica.
Já vi foto de X12 Caribe vermelho – então acho que de caribe pra TL é dois pulos
Tem o resto da reportagem? Esse carro ficou muito bonito e nem parece que o volante do lado direito não é de fábrica – ficou muito bem feito!
Outro detalhe interessante que esse carro tem é a luz interna no meio do painel – coisa rara de se ver
São poucos, mas já ví X-12 TL vermelho.
Vou mandar a matéria completa para o forum do Gurgel Clube.
Já ia esquecendo… André, e o X-12 TR francês de rali ?
Suspense……..
“X-12 TR francês de rali” ????? Quero só ver!!!
Me pareceu muito bem feita a conversão para RHD. Sempre penso “Uai, mas eles mexem com fibra por aqueles lados?” e aí lembro da Marcos, TVR…
LOTUS ! Carrocerias de F-1, barcos, aviões, tanques de produtos químicos…
X12TR francês de rally???? Tou boiando na história! fala, fala, fala, fala!
Esse não é o mesmo X-12 RHD da Inglaterra? É Atualização então!!
Tem um famoso nessa mesma cor, saiu num folheto da Gurgel onde tem um monte de gente em cima do carro e um tirando uma foto. A frase é “Mais que um carro é uma opção de vida!”
Nesse link tem como comprar a placa, eu tenho uma dessa:
http://www.carvelho.com.br/loja/product_info.php?cPath=110_104&products_id=1850
Nessa época eu posso afirmar com toda certeza de que se trata de um modelo fabricado em 1981 e que realmente é um Caribe. Tudo isso porque, a partir do ano de 1981 os bonitos frisos passaram a adornar os X-12 (vide a matéria sobre o X-12 na Motor 3 de 1981) e se trata de um X-12 C, pois, além da capota listrada (do post mais antigo), todos os C vinham com estofamento branco.
Tudo indica que o X-12 C vinha equipado tanto com a capota listrada com corte tradicional quanto com a reta sem janelas.
Oi Francisco.
A cor e os frisos são realmente idênticos. Mas o do cartaz é um X-12 L do ano seguinte, 1982.
Oi Francisco,
Apesar de ser o mesmo carro, não coloquei como atualização por causa do tempo que passou entre a revista e as fotos com o novo dono e por ser em situações muito diferentes.
O que é o “C” do X-12 C? Nem sabia que tinha C… Só sabia dos RM e M…
Acabei de perceber que “C” é Caribe. Besta…
O que é RM e M…..cuidado.
Com cuidado ? Rígido Manutenção e Militar.
Mas essa foi fácil, pois no Gurgel Clube, o mais completo site sobre Gurgel no mundo, tem catálgos que explicam esses nomes !
Recapitulando:
Xavante X-12: é o “fase 1″, chamado assim até 1977, pois o nome Xavante foi retirado em 1978.
Xavante X-12 TR: “fase 2″ até 1977. Após 1978, apenas X-12 TR.
X-12 E: “E” de exportação. É o “fase 1″ similar aos exportados, com certo apelo militar e o único fase 1 com lanternas traseiras embutidas (iguais às do GM Chevette).
X-12 M: “fase 1″ e “fase 3″ produzidos exclusivamente para as Forças Armadas, conforme suas especificações e exigências. Nunca existiu X-12 M com teto rígido.
X-12 L: designação para os X-12 com lona. Foi usada de 1979 até 1988, último ano de produção. A Gurgel nunca utilizou a designação “TL” para os modelos com lona.
X-12 TR: desiganção para os modelos com teto rígido. Corresponde ao “fase 2″ e aos fases 3 e 4.
X-12 RM: designação de “rígido manutenção”. Corresponde ao “fase 2″ e aos fases 3 e 4.
X-12 C: designação de “Caribe”. Versão destinada apenas para exportação dos X-12 fases 3 e 4.
Um abraço a todos e não levem dúvidas para casa!