Chegando na oficina para fazer uns ajustes no meu X-12, deparo-me com este Tocantins L 1994. O estado dele é até curioso, pois a pintura está razoável, só precisando de uma cera, e as ferragens (guincho, rodas, junções do parabrisas, dobradiças de portas, suportes do cajado) foram brutalmente corroídas pela maresia e o cajado, simplesmente, desapareceu. Estranhamente o volante e o Santo Antonio permaneceram intactos!
Um detalhe interessante: esse exemplar foi, originalmente, equipado com dupla carburação, mas com uns carburadores diminutos e quase que rentes ao bloco. Uma pena que não pude tirar boas fotos do interior do cofre do motor por causa da baixa resolução da câmera.
Até o próximo post,
Rodolfo
Rodolfo, Bom Dia !
Trata-se de um carro interessante, o difícil é recupera-lo da corrosão…
O meu Tocantins 95 também tem carburação dupla, nessa época a VW não fornecia mais a opção de carburação simples… a questão da proximidade dos carburadores com o bloco está relacionada ao tamanho dos coletores.
A VW usou 3 tipos, variando apenas a altura, no caso desse deve ser o coletor médio, tem o alto que equipava os mais antigos, e o baixo para os motores planos e o Gol a ar !
Abraço,
Leandro Basso
Detalhe interessante também é o porta luvas, já igual ao 95…
Acho esse porta-luvas parecidíssimo com o do BR; têm relação?
Repararam no tapete…original!
E esse volante, tinha capa de couro mesmo?
Caraca! É mesmo! Os tapetes originais!
Muito bonitos! Acho que dá pra fazer réplicas de silicone, se fizer um molde, basta fazer com silicone reforçado com tecido, não sei se consegue durar alguma coisa, mas acho que eu poderia fazer alguns testes aqui
Acho que de silicone não deve aguentar muito, mas dá pra fazer de borracha, um amigo meu já produziu pra Scania, só tem de fazer a matriz.
Se alguém for fazeros tapetes, tenho interesse em um jogo.
Oi Leandro!
Para mim, eu achava que coletores mais baixos eram “coisa de preparador”. Os carburadores também eram muito diferentes e não me pareciam ser os Solex 32 PDSIT.
Pelo que vi, até contra a corrosão ele tem jeito. Só que o dono terá que fazer novos guincho, cajado e juntas da máscara do parabrisas. As rodas, já eram.
Um abraço!
Felipe, a tampa do porta luvas é a do BR-800, de chapa pintada !
Marchiodi a capa do volante é revestida sim, não sei se de couro ou de algum material sintético, mas é revestido !
Os tapetes são originais, o meu tem também, o fabricante era a 3B RIO, será que eles ainda possuem os moldes ? A qualidade deles é excelente, eles não acabam nunca !!!
Abraços,
Leandro Basso
A capa do volante é revestida em curvim.
Cara, se a 3B Rio ainda tem os moldes… seria ótimo. Eu havia pedido para o meu mecânico tirar um molde de papelão dos tapetes desse carro da foto. Daí vou fazer de borracha de “chão de busão” mesmo.