Oi,
Esse eu ví algumas vezes, mas do ônibus não deu para fotografar. Virgínia esteve com ele no mercado e fez as fotos desse Xavante X-12 1979 do Carlos. E não é que ele mora perto da minha casa ?
Ele disse que ia participar dos encontros, que queria deixar o carro 100% original… dois meses e até agora nada… vou botar pilha nele.
Abraços,
Tags: Itaipu, niterói, Xavante XT e XTR
Uia! Tá novo! Os emblemas, a pá, o retrovisor no meio do quadro do pára-brisas, o interior muito bem cuidado (e olha lá a luzinha no meio do painel).
Só falta a tampa do filtro de ar e uma capota nova, quem sabe um banho de tinta (se bem que com a pátina fica bacana).
Capota… essa até tem mais visibilidade, mas que é esquisita , isso ela é.
Bom termo Felipe, pátina. É justamente o termo que os museólogos e arqueólogos usam. E a FIVA usa também. O americano começou a dar valor tem pouco tempo, mas os adeptos são de peso, como o Revs Institute.
Se em 1995 eu soubesse o que sei hoje, nunca teria repintado meu carro… agora é tarde.
Mas ele tava muito feio em 95?
Penso às vezes em pintar o meu, mas é difícil, pois no geral ele está muito bom, só em dois ou três pontos que a coisa fica feia…
Estava parecido com o estado que está hoje. Só que aquela pintura era de fábrica. Se eu repintar hoje, mais 10 anos de uso vai estar feio novamente…
E repintar os emblemas não foi tão fácil. Tanto que o da tampa do motor eu não coloquei.
Não precisa ficar com tanto remorso da repintura. É um mal necessário. Eventualmente a tinta descasca também do chassis e ele começa a apodrecer rápido, por isso é importante manter a cobertura de tinta.
Uma repintura com as mesmas caracteristicas originais, não afeta em nada a originalidade. Só tomar cuidado com os emblemas e etc.
Ao contrário André, o meu é um QT. A pintura gasta não afeta em nada, e de fábrica é sempre de fábrica. Mas o que não tem jeito de recuperar é a pátina do tempo, algo que o europeu sempre valorizou e o americano está começando a dar valor agora.
Mesmo fazendo a mascara dos emblemas em adesivo recortado, essa parte só fica realmente boa com o pessoal que já está acostumado.
Ah sim, entendi seu ponto de vista… Eu não estava entendendo muito bem o sentido da palavra “pátina”.
O meu já aparenta ter sido repintado várias vezes, passado por várias reformas e inclusive com modificações bem drásticas (era um Caribe, hoje é TR. Isso tudo antes de eu comprar). Então a pátina dele, são as modificações para aguentar o serviço heheheh
Sério, um Caribe que ficou por essas bandas? O chassis difere? Tem a capota? Vai voltar pra Caribe?
Isso mesmo ! No seu caso, as modificações sofridas contam uma história muito importante. Como é o caso de muitos carros que estão “no batente” com 30, 40 anos de uso.
E a capota ? Ficou bem feita a adaptação ?
O X-12 do André é um 79, igual ao meu (1980).
É so arrumar uma capota do mesmo modelo e aparafusar, não tem adaptação!
A parte de baixo da carroceria era sempre igual. Mudavam as portas e o teto/parabrisas, conforme a versão pretendida (TR, L ou RM).
Não fui eu que fiz a adaptação, já comprei assim. Segundo a ficha de fabricação, era um Caribe Azul Caiçava, com capota e bancos em duas cores. Foi faturado para a União. Ele consta com a capota de fibra do mesmo ano, mas as portas são do fase 4. O quebra-vento da porta de cada lado é diferente. Com essa divergência de peças, tenho alguns pontos onde fico sem uma boa vedação (parte debaixo das portas e entre a capota de fibra e a lateral das portas.
Por enquanto ainda uso o carro no dia-a-dia, então sem chance de voltá-lo pra Caribe. Talvez no futuro. A plaqueta de identificação não faz nenhuma menção ao modelo, diz apenas “X12″
Francisco, o meu é ano e modelo 1980, apesar do Chassis começar com X1279. Na plaqueta de identificação e no documento constam que é 1980
Então foi colocada um teto Gurgel ? Interessante…
Mas em todo caso Francisco, as portas do teto de lona e do fechado não são iguais. É adaptação de qualquer maneira.
André, tem chance das portas terem sido trocadas depois ? Doadas por outra viatura ? De qual orgão da União ele era ?
Tenho certeza absoluta de que as portas são de outra viatura, na realidade, de duas outras viaturas. O quebra-vento está diferente de cada lado, indicando de foram retiradas de modelos diferentes. O problema com isso é uma pequena dificuldade em abrir o quebra-vento, pois no meu modelo, originalmente não tinha, e ele acaba raspando no painel do carro.
Tirei umas fotos das diferenças, vou colocar no orkut e postar os links aqui (o post com os links só será visivel depois da aprovação do moderador)
Eu não sei de que orgão ele era, consta apenas na ficha de fabricação de que foi vendido para a União. Não investiguei fundo o bastante para descobrir de quem já foi.
Imagens:
http://postimage.org/image/2n6vazs2s/
http://postimage.org/image/2x7evnk2s/
http://postimage.org/image/2x7i6q92c/
http://postimage.org/image/2x7lhsy1w/
http://postimage.org/image/2x7osvn1g/
André, me passa ou a placa ou o chassi ! Vamos levantar o histórico do carro.
Está falando de consultar no site do DPVAT? já fiz isso. Fala ae teu e-mail que a gente conversa melhor
Mais do que isso,
veiculosantigos@bol.com.br