X-12 E “fase 3″

Primeiramente, um feliz 2012 a todos!!!!

Francamente eu pensava que esse modelo simplesmente não existia, que saiu apenas em 1978 (“fase 1″).

Um dia, despretensiosamente, quando foi buscar as novas rodas do meu X-12, me deparei com este achado. De cara, eu não acreditei. Fui direto para plaqueta de identificação e vi que se tratava verdadeiramente de um X-12 E 1979.

O estado do carro não está muito bom, mas preserva quase 100% de sua originalidade. O que não é original é o estepe colocado à frente do carro e o pomo da alavanca de marchas.

As fotos não são de boa qualidade, mas, quando fui fotografá-lo melhor, o dono já havia levado o carro.

Um abraço,

Rodolfo Faria

Tags: , , ,

17 comentários para “X-12 E “fase 3″”

  1. Leandro Basso disse:

    Excelente achado Rodolfo ! Isso que é começar o ano com o pé direito hehehe…

    Não sabia do X12E em 79, nem que vinha o E na plaqueta de identificação, o carro está muito original, sem dúvidas que vale a pena ser restaurado.

    Abraço,

    Feliz Ano Novo !

  2. Idivar Bedin disse:

    O que o diferencia dos outros X12?, portas/rodas/volante/purificador de ar?

  3. Felipe disse:

    Esse carro merecia uma restauração minuciosa e muito cuidadosa, para não esquecer nenhum detalhe, esse carro é fan-tástico!

    Idivar, purificador de ar? Gurgel tem isso?

    E esse estepe na frente, serve de reforço ao pára-choques? hehe

  4. Hi, happy new year
    I know the X-12E from 1979, I have a european advertising folder from this type.
    best regards,
    Michael (from germany)

  5. Leandro Basso disse:

    Hi Michael, we only know the model X12E in 1978. If possible send a photo to my email leandro_basso83@yahoo.com.br

    Happy new year!

    Thank you

    Leandro

  6. Idivar Bedin disse:

    Olá Felipe, esta peça que esta fixada na parte trazeira, que abriga o filtro de ar e tem uma mangueira que segue ate o carburador eu conheço por purificador de ar, talvez ai na tua região seja dado algum outro a ela(peça) ok.
    Abraços.

  7. Felipe disse:

    Ah sim Idivar, aqui chamamos de filtro de ar mesmo, a Gurgel chamava de Super Filtro.

    Achei que estivesse se referindo a algo no interior do veículo, como ventilação.

  8. Felipe disse:

    Hello Michael, happy new year!

    Can you scan that folder for us? We can make it available for all our contributors and friends in this site, with all the due credits. If so, please send it to me at felipe@gurgelclube.com.br !

    Is it you, Michael, who has the Gurgel X-12 that has been on the “Gazoline” magazine? That was green and now is blue and white, with Empi wheels (I believe)?

  9. Rodolfo Faria disse:

    Hi Michael! Happy new year for you too!

    May you send a scanned copy of this advertisement to me?

    my e-mail is dr.rodolfo.faria@gmail.com

    Best regards,

    Rodolfo Faria

  10. Rodolfo Faria disse:

    Oi Idivar!

    O grande diferencial deste carro era o acabamento interno monocromático (marrom), com o volante esportivo da então badalada marca Panther, além de alguns detalhes externos (moldura do parabrisa e suas junções, tomadas de ar, super filtro, cuias dos faróis, “santo antonio” e cajado) na cor do carro, ao invés do tradicional preto vinílico (nem fosco, nem brilhante).

    A capota totalmente cinza em trevira (a dos X-12 L era preta por fora e cinza por dentro, também em trevira).

    As portas eram de compensado, como no X-12L, mas eram revestidas com fibra e pintada na cor do carro (assim como no Caribe), ao invés de revestida em curvim.

    Por último, as rodas que o equipava eram as Mangels Triangulares 14″ na cor branca, iguais às do Caribe.

    Um abraço,

    Rodolfo

  11. Wagner Rocha disse:

    Feliz 2010?

    Está num pouco atrasado… hehehehe

    Mas tudo bem.. como estamos falando de carros antigos pode dar uma ano novo para um ano antigo também :-)

    Falando do carro, esse modelo monocromático marrom parece aquele usado na abertura do filme dos Trapalhões quando eles fugiam de outros Gurgeis a bordo de um todo marrom que no final vira todo “de ouro”.

    No YouTube tem esse vídeo que o Walfredo postou.

    Abraços.

  12. Rodolfo Faria disse:

    Corrigido, Wagner! rsrsrsrs

    O X-12 E dos trapalhões é um “fase 1″. Esse da foto é posterior e com a carroceria mais moderna.

    Um abraço,

    Rodolfo

  13. Walfredo disse:

    Fala Rodolfo !

    Modelo seguinte ao do filme dos Trapalhões ? Legal que o acabamento é igual.

  14. alberto rimes disse:

    este carro é um protótipo do gurgel x12, vale apena restaurar, muito lindo.

  15. Rodolfo Faria disse:

    Olá Alberto!

    Você conhece algo mais sobre este modelo?

  16. alberto rimes disse:

    tudo, este veiculo é meu a mais de 15 anos, sou de maricá vamos manter contato ok.

  17. Rodolfo Faria disse:

    Manteremos sim!

    Meu e-mail é dr.rodolfo.faria@gmail.com

    Um abraço!