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Gurgel na Revista Quatro Rodas
Baseado no "Acervo Digital da Revista Quatro Rodas", disponível em:
http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/
Busca utilizando-se os termos: gurgel,
Pesquisa realizada por: Francisco Branco.
1961
Ed. 7 - Fevereiro
pág. 68
- Modelo: Gurgel Jr. - Foto do modelo "não lançado ao mercado", aparece em uma nota sobre o 1 Salão do Automóvel;
Ed. 14 - Setembro
pág. 19
- Modelo: Gurgel Jr. - Pequena nota sobre a associação do Gurgel Jr com o construtor de motores de kart Silvano Pozzi;
1962
Ed. 18 - Janeiro
pág. 33
- Modelo: Gurgel II - Foto do modelo no 2 Salão do Automóvel;
Ed. 26 - Setembro
pág. 18
- João Augusto - Nota sobre a criação da Associação Paulista de Volantes, onde João Augusto do Amaral Gurgel é nomeado diretor.
Ed. 29 - Dezembro
pág. 77
- Modelos: Mokart, Gurgel Jr, Mocar e Mokart SS - Nota sobre a presença dos veículos no 3 Salão do Automóvel, em especial sobre os lançamentos Mokart SS e Mocar.
1965
Ed. 63 - Outubro
págs. 89-91
- Modelo: G-400 - Matéria completa sobre o mini-carro de uso urbano que a Macan estava finalizando, muitos detalhes.
Ed. 65 - Dezembro
págs. 95-96
- Modelo: Mini-mustang e Mini-karmannghia - Matéria sobre o "Karmanzinho Gurgel", que na verdade mostra 2 fotos principais de outro modelo, conhecido até agora como Mini-mustang/Gurgel Jr e uma última foto lateral do modelo correto.
1966
Ed. 66 - Janeiro
págs. 88-89
- Modelo: G-400 e protótipo do Bastião - Aparecem numa matéria com diversos outros modelos similares, com 1 foto de cada além de detalhes.
Ed. 74 - Setembro
pág. 109
- Índice comemorativo dos 6 anos da revista, com indicação de edição/página das matérias sobre a Gurgel.
Ed. 77 - Dezembro
pág. 78
- Menção da participação da Gurgel no 5 Salão do Automóvel.
págs. 92, 93 e 95
- Modelo: Gurgel 1200 - Foto do Gurgel 1.200, além de texto, citando as versões Ipanema, Augusta, Xavante e Enseada.
1967
Ed. 78 - Janeiro
pág. 30
- Modelo: Gurgel Karmann-Guia - Menção à presença do mini-carro no 5 Salão do Automóvel.
Ed. 80 - Março
pág. 12
- Menção à Gurgel na seção "Correio Técnico", numa pergunta sobre conversíveis.
págs. 132, 133 e 136
- Modelo: Mac-vee - Menção a intenção de Gurgel de fabricar um "Fórmula Vê", citando os outros associados, com a intenção de criar uma categoria destes carros.
Ed. 81 - Abril
pág. 134
- Menção à intenção de Gurgel de participar da criação da "Fórmula Vê".
Ed. 82 - Maio
págs. 28 a 33
- Modelo: Gurgel 1200 - Troféu Quatro Rodas, onde saiu ganhador o Puma.
Ed. 85 - Agosto
pág. 111
- Menção sobre a intenção de Gurgel de fabricar Fórmulas Vê
Ed. 87 - Outubro
págs. 86 a 89
- Modelo: Gurgel 1200 - Matéria sobre o carro da Macan, falando sobre suas 4 versões.
1968
Ed. 95 - Junho
pág. 8
- Pergunta na seção opinião do leitor sobre quem faz o Gurgel. A resposta é que é a Macan, e existem 4 versões, todas sob encomenda.
Ed. 98 - Setembro
pág. 11
- Menção na seção correio técnico ao encurtamento de chassis que a Gurgel fazia.
Ed. 101 - Dezembro
págs. 68 a 72
- Modelo: Gurgel - Matéria comparativa, falando sobre a "produção interrompida e agora retomada", além da adoção de teto rígido no modelo da Gurgel. (uma página parece estar faltando ao final)
1969
Ed. 105 - Abril
pág. 141
- Matéria sobre o motor de 2 tempos, com a opinião de João Augusto do Amaral Gurgel.
Ed. 111 - Outubro
págs. 61 a 65
- Matéria com o Gurgel 1200, "Receita de Verão", segundo a revista "Um carrinho selvagem feito para a aventura".
1970
Ed. 114 - Janeiro
págs. 40 a 42
- Modelo: Gurgel 1200 - Matéria comparativa de Bugs, menciona novamente a capota rígida e a fabricação do carro pela Macan.
Ed. 116 - Março
pág. 58
- Menção ao bug Gurgel 1200 numa matéria sobre o bug Safari.
Ed. 120 - Julho
pág. 94
- Matéria sobre volantes, mencionando a Gurgel (Av. do Cursino, 2521) como um dos lugares onde você pode comprá-los.
Ed. 121 - Agosto
págs. 58 e 59
- Matéria sobre mini carros, onde é mencionando o Mini-KarmannGhia, cuja fabricação teria iniciado em 1966, descontinuida pela Macan, que passou a produzir o Jipe Gurgel.
Ed. 123 - Outubro
págs. 110 a 117
- Modelo: Bugato - Matéria sobre bugs em kits, para serem montados em chassis VW. Fala só sobre o modelo Bugato, dando diversos tipos de informação sobre o modelo.
Ed. 125 - Dezembro
pág. 94
- Modelo: Bugato - Aparição na seção "Escolha seu carro".
págs. 144 a 150
- Matéria sobre o projeto "Transtubo" de João Augusto Amaral Gurgel.
1971
Ed. 126 - Janeiro
págs. 40 e 43
- Modelo: Bugato - Matéria completa sobre o modelo.
págs. 48 a 55
- Participação de João Augusto Amaral Gurgel numa matéria sobre "O Carro do Futuro", onde menciona que um dos meios ideiais seria o elétrico.
Ed. 128 - Março
pág. 14 - Pergunta na seção "Correio técnico", sobre os bugs produzidos pela Gurgel e outros fabricantes, mencionando o Bugato.
pág. 39 - Menção ao Gurgel QT, no qual Colin Chapman teria andado e dito que seria "É um carrinho ideal para quem quer se divertir".
Ed. 129 - Abril
pág. 10 - Na seção "Correio Técnico" há um leitor que pergunta o endereço da Gurgel, fabricante do Bugato (Av. do Cursino, 2499).
Ed. 133 - Agosto
pág. 19 - Na seção "Correio Técnico" há uma pergunta sobre carrocerias de Bugs, onde a Gurgel é mencionada (Av. do Cursino, 2499).
Ed. 137 - Dezembro
pág. 40 - Matéria sobre o projeto "A casa do ar", uma barraca inflável com partes em fibra que João Gurgel estaria desenvolvendo.
1972
Ed. 138 - Janeiro
págs. 32 a 38
- Modelo: Xavante XT - Matéria completa sobre o lançamento do modelo.
Ed. 139 - Fevereiro
pág. 6 - Pergunta na seção "Correio Técnico" sobre onde comprar Bugs, sendo recomendada a concessionária Macan Ltda, na Av. do Cursino, 2499.
Ed. 141 - Abril
pág. 67 - Menção ao Selectraction adotado num bug Reno, afirmando que o sistema é similar ao usado nos Gurgel.
Ed. 142 - Maio
pág. 6
- Publicação de carta da Gurgel na seção "Opinião do Leitor", afirmando que em decorrência da matéria de lançamento em Janeiro do mesmo ano, informando que devido a repercussão da matéria já haviam exportado unidades para a Bolívia, estando em negociações ainda com Paraguai, Peru e Angola, tendo sido contactados também pela Tchecoslováquia, Suíça e Alemanha.
Ed. 146 - Setembro
págs 44 a 47
- Modelo: Transa - Matéria sobre o Transa, protótipo desenvolvido pela Gurgel para utilização em regiões pantanosas e alagadas.
Ed. 149 - Dezembro
pág. 78
- Menção a presença da Gurgel no VIII Salão do Automóvel, com o modelo Xavante, que teria três versões.
pág. 131 e 132
- Modelos: Xavante XT e XTR - Na seção "Escolha seu carro", aparecem o Xavante XT e XTR 1973. O XTR teria evoluções frente ao XT.
1973
Ed. 153 - Março
pág. 85 - Modelo: TU - Matéria sobre o mini-Puma, onde há uma nota sobre Gurgel ter desisitido de fazer um mini-carro, tendo redesenhado o projeto TU para fins comerciais.
Ed. 154 - Maio
pág. 13 - Seção "Correio Técnico", menção a utilização com sucesso em algum momento do sistema de polias variáveis por João Gurgel.
pág. 29 - Seção "Mercado de Automóveis", primeira aparição da Gurgel, com os modelos Xavante XT e XTR com as motorizações 1500 e 1300 cc.
Ed. 159 – Outubro
Pág. 74 – Modelo: Xavante XT 73 – Matéria de avaliação do Xavante XT 73, que teria modificações na suspensão e seria agora disponível com motor 1600cc.
Ed. 161 - Dezembro
Pág.10 – Pergunta na seção “Opinião do Leitor” sobre um similar ao Transa que estaria sendo feito na Itália. Outra pergunta sobre a fabricação do mesmo carro, informa que o Transa teria sua produção iniciada em Rio Claro em Junho/74, com preço de 35 a 40 mil cruzeiros.
Pág. 84 – Modelos: Xavante XT e XTR - Aparição na matéria “Escolha seu Carro”
1974
Ed. 163 - Fevereiro
Pág.74 – Modelo: Gurgel TU – Matéria sobre o desenvolvimento do projeto, que deveria estar pronto em um ano. O projeto englobava estações de reabastecimento na cidade de Rio Claro, que seria pioneira na frota de carros elétricos.
Ed. 164 – Março
Pág. - Modelo: Xavante XTC 74 – Matéria do lançamento do modelo XTC, que seria mais alto e mais resistente. O Xavante XT continuaria em produção paralela.
Ed. 168 - Julho
Pág. 56 - Modelo: Itaipú – Matéria sobre o protótipo do Itaipú que estaria pronto.
Ed. 169 – Agosto
Pág. 80 - Modelo: Transtubo – Matéria sobre trens monotrilho, mencionando o projeto de 1970 de João Gurgel, o “Transtubo”.
Ed. 170 – Setembro
Pág. 08 – Modelo: Xavante XT – Pergunta na seção “Opinião do Leitor” sobre dificuldades de fazer seguro do Xavante XT, que apesar de ser Utilitário, estava sendo confundido com Esportivo. A empresa que fez a pergunta relata estar muito satisfeita com o Xavante XT adquirido, e queria comprar mais.
Ed. 173 - Dezembro
Pág.68 – Matéria sobre o IX Salão do Automóvel, onde aparece o Itaipú,
Pág. 140 – Modelo: Xavante XTC - Aparição na matéria “Escolha seu Carro”.
Pág. 170 – Menção ao desenvolvimento do carro elétrico da Gurgel na matéria “Este é o futuro do nosso carro”.
1975
Ed. 174 - Janeiro
Pág. 82 – Modelo: Itaipú – Matéria sobre o Itaipú, que começaria a ser produzido em Junho/74.
Ed. 175 – Fevereiro
Pág. 46 – Matéria sobre o jipe VW Safari, que começaria a ser produzido, mencionando o concorrente Xavante XTC 1600.
Ed. 177 - Abril
Pág. 18 - A seção correio técnico responde que o Xavante XTC é fabricado pela Gurgel.
Ed. 179 – Junho
Pág. 43 – Matéria sobre o jipe VW Safari que já estaria pronto, com menção ao novo lançamento da Gurgel, o Xavante RC-10.
Ed. 180 – Julho
Pág. 58 - Matéria de lançamento do X-10. O X-10 substitui o XTC na lista "Mercado de Automóveis".
Ed. 185 - Dezembro
Pág. 92 - Modelo: X-10 e X-12 - Aparição na matéria “Escolha seu Carro”. O X-12 estaria sendo vendido somente para o exército, mas seria vendido ao público em 1976.
Pág. 110 - Matéria de lançamento do X-12 (chamado por nós de “Fase 1”), mas o X-10 continua como único modelo a venda na lista "Mercado de Automóveis".
1976
Ed. 186 – Janeiro
Pág. 13 – Pergunta na seção “Correio Técnico” sobre o Itaipú. Foi respondido que o projeto não estava abandonado, mas estava em espera devido à mudança da fábrica e o início da produção do X-10.
Ed. 187 – Fevereiro
Pág. 29 - na lista "Mercado de Automóveis" temos agora o X-10, X-11 e X-12. (X-11 é mais caro)
Ed. 188 – Março
Pág. 31 - Volta o X-10 a reinar solitário na lista "Mercado de Automóveis".
Págs. 60 e 63 – Em matéria sobre o salão do Automóvel de 1976, há menção a um novo QT que estaria sendo desenvolvido (especulação?!?!?) para o próximo Salão.
Ed. 189 - Abril
Pág. 31 - voltamos a ter na lista "Mercado de Automóveis" o X-10, X-11 e X-12. (X-11 é mais caro).
Ed. 193 - Agosto
Pág. 31 - o nome X-11 é substituído por X-12 TR (que continua sendo mais caro), passando a aparecer na lista "Mercado de Automóveis" ao lado de X-10 e X-12.
Ed. 195 – Outubro
Pág. 15 – Pergunta na seção Correio Técnico sobre o porquê do Xavante usar peças da VW. A resposta: “...por razões comerciais e técnicas. O Fusca é o único carro pequeno de fabricação nacional que tem uma plataforma, o que possibilita completá-lo com diversas carrocerias.” - (OBS: O Xavante nunca usou a plataforma do Fusca).
Pág. 90 a 94 - Matéria de lançamento do novo X-12 “TR”.
Ed. 196 – Novembro
Pág. 30 – Anúncio da Concessionária Cardamone no especial “Caderno Paulista”.
Pág. 70, 72 e 74 - Matéria do Salão Auto com foto e destaque ao X-20, além de menção ao X-12 Blue Jeans e ao X-12 RM e versões militares.
1977
Ed. 201 - Abril
Pág. 13 – Pergunta na seção “Opinião do Leitor” sobre o projeto do Itaipú (1974). A resposta: “...projeto da Gurgel, ele já foi enviado ao Conselho Nacional de Petróleo para estudos. A Gurgel, segundo seu diretor João Augusto do Amaral Gurgel, espera que o Governo crie uma legislação própria para o projeto e que adote medidas que permitam o lançamento do carro a preços competitivos.”
Pág. 35 - O Xavante X-12 Blue Jeans passa a constar na lista "Mercado de Automóveis" depois de X-10, X-12 e X-12 TR.
Pág. 52 - Matéria de lançamento do X-12 Blue Jeans.
Pág. 89 – Menção ao tanque do X-12 TR (36 20 litros reserva), em matéria sobre o perigo das modificações em tanques de combustível.
Ed. 204 - Julho
Pág. 35 - X-20 (pick up) e X-12 RM foram incluidos na lista “Mercado de Automóveis”.
Pág. 100 – A Gurgel é mencionada várias vezes em comparação ao Utilitário JEG, que estava sendo lançado.
Ed. 205 - Agosto
Pág. 35 - X-12 RM não aparece mais na lista "Mercado de Automóveis".
Ed. 207 – Outubro
Pág. - X-10 e X-20 saem da lista “Mercado de Automóveis”. Agora temos X-12, X-12 TR e Blue Jeans na lista "Mercado de Automóveis".
1978
Ed. 210 - Janeiro
Pág. 88 - O Gurgel X-12 é mencionado na matéria “Manutenção – O custo do seu carro em 2 anos”
Ed. 213 - Abril
Pág. 08 – Pergunta na seção “Opinião do Leitor”, questionando o porquê do Gurgel custar só 75000 frente aos 150000 do MP Lafer. A resposta é que apesar de usar a mesma mecânica e carrocerias em fibra, são destinados a públicos diferentes. O Gurgel é um utilitário e o MP Lafer um veículo mais sofisticado.
Pág. 18 – Pergunta na seção “Correio Técnico” sobre a provável fabricação de um anfíbio Gurgel (Transa), conforme noticiado na Quatro Rodas nº 146 de Setembro de 1972. A resposta é que “aparentemente a fábrica desistiu de desenvolver este projeto, talvez porque esse produto teria um mercado muito restrito.”
Ed. 215 – Junho
Pág. 18 – Pergunta na seção “Correio Técnico” sobre as vantagens e desvantagens do Gurgel X-12, e se seria adequado ao Rio de Janeiro. Resposta: “... A Gurgel conseguiu aprimorar o seu produto, que no entanto ainda não é ideal para uso exclusivamente urbano. Mas se adapta muito bem a terrenos irregulares.”
Págs. 46 a 50 – Matéria de lançamento do Gurgel X-12 E.
Ed. 217 – Agosto
Pág. 52 – Foto do Itaipú na matéria “Carro Elétrico: O futuro, agora”, e entrevista “A luta pelo carro elétrico brasileiro” onde João Gurgel dá entrevista e relata as dificuldades no desenvolvimento do projeto, principalmente a falta de incentivo do governo.
Págs. 86 a 92 – Matéria comparativa entre o Gurgel X-12 (Fase 1, modelo comum), o Dacunha Jeg e o Ford Jeep.
Pág. 101 – Mencionada a medida do pneu que equipa toda a linha Gurgel (7,35 x 15, preço 542,63) na matéria “Pneus – A escolha certa e a boa manutenção”.
Ed. 219 – Outubro
Pág. 27 – Na seção “Painel”, é veiculada a seguinte nota: “Depois de penetrar nos mercados da Colômbia, Guatemala, Honduras e El Salvador – para os quais está exportando este ano seiscentos jipes X-12 e X-12-TR, num contrato de 2 milhões de dólares -, a Gurgel S.A. já iniciou os contatos que lhe permitirão estabelecer revendas autorizadas na Venezuela, Equador, Guianas e Panamá. Os utilitários X-12 também estão sendo bem vendidos na África, onde 9 países tem importado com regularidade esses utilitários brasileiros.”
Ed. 220 – Novembro
Pág. 7 - Na seção “Opinião do Leitor”, em resposta a um leitor interessado em fábricas de carrocerias de Bug, é informado que tanto o Jipe Jeg quanto a linha Gurgel, são vendidos apenas “completos e prontos”.
Pág. 68, 72 e 74 - Em matéria sobre o salão do Automóvel de 1978, temos duas fotos do protótipo GTA, destaque do estande, sendo que estavam expostos também o X-12, o X-12 E e o X-15 segundo a revista.
Pág. 78 – Menção à presença do Gurgel JR no estande da Mo
NO
plast (Moplast) no salão inaugural de 1960.
Pág. 82 – Menção à presença do Gurgel Bugato no salão do automóvel de 1970, que mudou-se do “apertado” Ibirapuera para o Parque Anhembi, inaugurado naquele ano.
1979
Ed. 223 - Fevereiro
Pág. 19 – Na seção “Correio Técnico”, um leitor pergunta o peso do Gurgel X-12. Resposta: 790 quilos.
Pág. 31 – O Gurgel X-15 passa a constar da lista “Mercado de Automóveis”, onde até então tínhamos X-12, X-12 TR e X-20 Pick-up.
Ed. 224 – Março
Pág. 115 - Na matéria “Economize 10% de gasolina sem rodar menos”, é citado o Gurgel X-12 TR com os seguintes dados: Capacidade do tanque (litros) – 36 20; Consumo sistema Quatro Rodas – 9,24 km/l; Autonomia – 517 km.
Ed. 225 – Abril
Págs. 52 e 54 - Na matéria “Esta cidade já poderia existir no Brasil” aparece o Itaipú numa ilustração (em branco com teto preto), além de uma foto do Itaipú seguido do texto “O Itaipú teria suavizado a crise”.
Ed. 226 – Maio
Pág. 128 a 134 – Matéria de lançamento do Gurgel X-12 1979, que agora tem as carroceria “L” e “TR” com design idêntico. “Gurgel X-12: Força e robustez em qualquer chão”.
Ed. 227 – Junho
Pág. 21 - Na seção “Correio Técnico” é feita uma pergunta sobre carros para trafegar em estradas irregulares. A resposta é que um dos carros adequados seria o Gurgel X-12.
Ed. 228 – Julho
Pág. 26 - Na seção “Painel”, coluna “Registro”: “A Gurgel veículos exportou no começo do ano 84 veículos para cinco países, no valor de US$ 300 000,00 (cerca de Cr$ 8 000 000,00). A maioria era de veículos X-12, utilitário com capota de lona.”
Ed. 229 – Agosto
Pág. 150 - Na matéria sobre o Rali Internacional, é mencionado que houveram quebras mesmo antes do início do Rali. Segundo a revista, “Ricardo Martins, que estava inscrito com um Gurgel movido a álcool, capotou seu carro no parque fechado do Ibirapuera quando tentava se exibir dando um cavalo de pau”.
Ed. 230 – Setembro
Pág. 108 - Na matéria “Gasolina, 19 maneiras de se gastar menos (e ainda se divertir!)” é citado o Gurgel X-12 TR com os seguintes dados: Capacidade (litros) – 56; Consumo km/l – 9,24; Autonomia km – 517.
Ed. 231 – Outubro
Pág. 27 – Na seção “Correio Técnico” um leitor pergunta sobre o Itaipú, carro elétrico brasileiro. A resposta: “O Itaipú foi projetado pela Gurgel como uma alternativa ao carro movido a gasolina. Mas até agora, infelizmente, não saiu do estágio de protótipo, por falta de interesse mais direto do Governo em apoiar esta iniciativa.”
Pág. 138 - Na matéria “Bateria, aprenda a prolongar a sua vida útil”, é citado o Gurgel X-12 (todos os modelos) com os seguintes dados: Capacidade da bateria – 36 Ah; Verificar o nível do eletrólito – a cada 7500 km.
1980
Ed. 234 - Janeiro
Pág. 32 – Na seção “mercado de automóveis”, passa a figurar o Gurgel G-15.
Ed. 238 - Maio
Pág. 24 – Na seção “Painel”, vem a seguinte nota: “Gurgel a álcool com dois tanques – A Gurgel lançou uma versão da pick-up G-15 com motor movido a álcool e dois tanques de combustível com capacidade de 80 litros cada um. Numa pick-up G-15 comum, o tanque fica do lado direito, colocado entre-eixos. O espaço do lado oposto é ocupado pelo estepe e pelas ferramentas, onde, na versão a álcool, ficava o segundo tanque de 80 litros. Cada tanque tem bocal próprio e marcador individual de nível de álcool no painel. Uma válvula, comandada pelo motorista, permite usar um ou outro, independentemente.”
Ed. 239 – Junho
Pág. 27 – Na seção “Painel”, quadro “Registro” vem a seguinte nota - “Em abril, a Gurgel S/A comemorou a fabricação de 8.000 veículos. A empresa, que está exportando regularmente seus veículos, acabou de vender 10 utilitários X-12 Caribe para uso de turistas na ilha de San Andrés, Colômbia.”
Ed. 241 – Agosto
Pág. 22 – Na seção “Painel”, sai a seguinte nota ao lado de uma foto do protótipo do pequeno Itaipú: “Em Janeiro, o elétrico da Gurgel – O primeiro carro – elétrico fabricado no Brasil estará a venda já em meados do ano que vem e custará aproximadamente Cr$ 450 000,00. Essa é a promessa da Gurgel, que desenvolveu o Itaipú E-400 especialmente para manutenções de redes elétricas e telefônicas. O seu motor terá 8 kw/300 rp de potência, o suficiente para desenvolver uma velocidade de até 60 km/h, com um consumo de 0,4 kW/h por quilômetro.” Menciona ainda outro projeto que estaria sendo desenvolvido por um consórcio.
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