Muito se fala sobre modelos da Gurgel que ninguém conhece ao certo. A versatilidade da fibra fez surgir diversos desses mitos, já que os proprietários podem modificar seus carros até mesmo em casa, dizendo depois ao vender que é "original de fábrica"!
Hoje em dia é possível encontrar alguns supostos "Gurgel X-13", ao se pesquisar no Google. Também nos sites de venda de automóveis é possível os encontrar as vezes.
Foto: Suposto "X-13" em Recife. Na verdade um X-12.
Fonte: Site Clube Gurgel Amigo de Recife/PE
Na verdade, o X-13 nunca existiu. Na comunidade Gurgelzeira, virou sinônimo do modelo X-12 ou Tocantins adaptado para off-road, com suspensão bastante elevada. Tudo começou com o conhecido Tocantins do Gurgelzeiro e fundador do Clube Gurgel Guerreiro de São Paulo/SP, Fábio Evangelista, que após uma grande adaptação para off-road, deu a seu carro o apelido de "X-13", por ser uma evolução do X-12/Tocantins.
Existe também uma nota, que saiu na revista 4 Rodas (Ed. 306 de Janeiro de 1986, pág. 26), sobre o desenvolvimento de um novo modelo, a ser lançado em 1986, "o X-13, com dimensões e peso que o irão situar entre o X-12 e o Carajás". Tal modelo nunca foi lançado, especula-se que teria sido uma notícia falsa divulgada pela própria Gurgel.
O carro e a reforma do X-13 do Fábio, podem ser vistas no link: www.gurgelguerreiro.com.br. Essa transformação virou um sinônimo de X-12 ou Tocantins com suspensão elevada no meio Gurgel.
Foto: Suposto Gurgel "X-13" - Na verdade o Gurgel Tocantins 88 do Fábio, APELIDADO de "X-13"!
Fonte: Matéria sobre a adaptação no site Gurgel Guerreiro.
Portanto, que fique claro: X-13 de verdade só o do Fábio!