Vans
1989 - 1995

Há muita confusão acerca dos protótipos feitos pela Gurgel. Um dos maiores é sobre as Vans e protótipos feitos a partir do BR-800 e Supermini.

Quantos modelos e protótipos foram feitos? Eles ainda existem? - São perguntas frequentes em qualquer roda de proprietários de Gurgel.

Abaixo temos alguns esclarecimentos. Caso saiba de alguma informação que não consta aqui, entre em contato.

Texto e imagens por Maximillian Luppe.

BR-Van e BR-Táxi (Supermini-Van)

Há uma pequena confusão com relação a este modelo. Na verdade, são dois utilitários distintos, de acordo com as patentes abaixo. Um “Veículo utilitário”, que passaremos a chamar de "BR-Van", e outro “Veículo para lotação”, que chamaremos de "BR-Taxi". O carro ainda pode ser chamado de Supermini Van, nome gravado na carroceria antes do fechamento da fábrica.

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Fonte: Patentes MI4901326S e MU6902118U do INPI.

No documento referente ao "Veículo para lotação", temos ainda a imagem com a distribuição interna, definindo bem a característica "Táxi" do veículo.

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Fonte: Patente MU6902118U do INPI.

Ambos aparecem na foto abaixo, numa reportagem do Jornal do Brasil de 09/12/1989. O utilitário que aparece em primeiro plano é o BR-Taxi, enquanto que o que aparece ao fundo é (ou seria) o BR-Van. Observe a posição da porta do passageiro (não há porta no lado do carona, só mais atrás) e a ausência de dobradiças neste primeiro.

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Fonte - Jornal do Brasil de 09/12/1989

O BR-Van atualmente está com o Sr. Paulo Togneri, de São Bernardo do Campo. É este que aparece em material publicitário (foto abaixo). Observe que as portas dianteiras são iguais, além da presença de dobradiças.

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Fonte: Desconhecida/Material publicitário da Gurgel

Ao contrário do que muitos pensam, ele não a descaracterizou a BR-Van, em especial na região das janelas traseiras. Esta foto abaixo vem do acervo pessoal de Nuno Cadete e mostra a BR-Van já pintado de azul, após ser adquirido em um dos leilões da massa falida.

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Fonte: 24/08/2003 - Acervo de Nuno Cadete

Abaixo temos duas fotos mais atuais do BR-Van. Inicialmente o Sr. Paulo Togneri havia pintado de cinza, mas como ele era confundido como carro de polícia, resolveu pintar de vermelho. Como era um protótipo e não havia muita informação a respeito da BR-Van, o trabalho de restauração foi grande, tendo sido realizado um excelente trabalho de preservação.

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Fotos: Internet/Enviadas por Maximillian Luppe

O BR-Taxi apareceu na Transpo-89 e é o da foto abaixo. Observe a ausência de dobradiças e a falta de simetria entre as portas da frente. Ele não tem dobradiças, pois na verdade, não é um carro, mas sim um conceito. É apenas uma casca montada sobre um chassi de BR800.

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Fonte: Revista Quatro Rodas de xxx de 1989, pág. xx.

Abaixo temos uma foto do mesmo ainda na fábrica, antes de ser vendido, também com a cor azul, mas com as faixas laterais. Na própria fábrica ele passou a receber o nome de Supermini Van, em alusão à uma provável nova linha de carros da Gurgel derivados do Supermini.

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Fonte: Clube Gurgel Guerreiro.

Tive a oportunidade de vê-lo com o Ernani, antes de ser vendido. Abaixo temos uma foto dele tirada nesta época. Observe as inscrições “Supermini Van” e “PRODUTO BRASIL”. Esta última inscrição também aparece no Supermini Plus e no Supermini 1995, provavelmente em alusão à nova empresa da Gurgel, a Gurgel Brasil.

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Fonte: Acervo pessoal de Maximillian Luppe.

Abaixo temos algumas fotos do seu interior, onde podemos ver que se tratava apenas de uma casca montada sobre um chassi de BR800, ainda com spring-shock.

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Fonte: Acervo pessoal de Maximillian Luppe.


Supermini SLX e SuperCross

Outras duas Vans carros que geram grande confusão e controvérsia. São quase idênticos, mas com funções distintas. O Supermini SLX seria uma versão mais sofisticada, enquanto que o SuperCross teria o apelo esportivo. A diferença mais fácil de verificar entre os dois é que o SLX tem teto solar, enquanto que o SuperCross, não. Não se sabe ao certo quantos foram fabricados, mas podemos afirmar que há pelo menos dois, um de cada.

Uma das primeiras aparições deste modelo ocorreu no Salão do Automóvel de 1992. Na foto abaixo podemos notar claramente a presença do SuperCross amarelo e, ao fundo, a traseira de outro SuperCross. Observe a ausência de teto solar em ambos. Nesta foto também temos o Supermini Plus entre ambos.

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Fonte: Desconhecida/Salão do automóvel de 1992

O SuperCross amarelo aparece em material publicitário da Gurgel, conforme mostram as fotos abaixo. Este é o que aparece no Salão do Automóvel e uma característica importante é que não há tampa traseira e o vidro traseiro tem seu acionamento elétrico. Algo que deve ser observado é a posição elevada do estepe.

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Fonte: Folheto publicitário da Gurgel

Atualmente, o SuperCross amarelo é de propriedade de Nuno Cadete. Abaixo temos uma foto que mostra a abertura da tampa traseira.

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Fonte: Acervo pessoal de Maximillian Luppe

O Supermini SLX, está atualmente com o médico dr. César Bastidas Martinez. Uma das primeiras aparições deste carro é na 4R nº 415, de fevereiro de 1993. Observe a TRASEIRA dele no lado esquerdo da foto abaixo. Esta foto, aliás, é do Supermini 1995 (protótipo de evolução do Supermini) que, apesar de se parecer com o Supermini SLX (também tem teto solar), não tem nada a ver com o mesmo. É um carro totalmente diferente. Observe também a inscrição “PRODUTO BRASIL” na lateral.

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Fonte: Revista Quatro Rodas nº 415, de fevereiro de 1993.

Outras aparições do Supermini SLX foram nas revistas Antigos de Garagem (já com as faixas) e Unidas (revista da locadora de carros Unidas), abaixo, onde junto ao saudoso Gurgel também temos o Supermini Plus. Na revista Quatro Rodas Clássicos de Março de 2006, há também uma menção ao modelo "V"LX (erro de digitação provavelmente).

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Fonte: Revista Antigos de Garagem (nº/mês/ano desconhecidos).

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Fonte: Revista da locadora Unidas (nº/mês/ano desconhecidos).

Abaixo temos a foto obtida pelo Gurgel Clube recentemente (cortesia de Mário - Ex-concessionário Gurgel Motrix - Petrópolis/RJ), onde podemos notar claramente a inscrição BR-SLX.

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Fonte: Foto publicitária Gurgel/Acervo de Mário, ex-concessionário Gurgel Motrix.

Supermini 1995

Os últimos anos da Gurgel foram bastante conturbados. Na tentativa de dar nova vida ao Supermini, a Gurgel fez um protótipo de reestilização do Supermini. Este protótipo se parece bastante com as vans aqui apresentadas. Entretanto, podemos notar sua principal característica com facilidade, as janelas traseiras ovaladas. Abaixo podemos ver o modelo, ainda na cor branca.

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Fonte: Revista Quatro Rodas nº 415, de fevereiro de 1993.

Este carro, ainda na Gurgel, foi repintado na cor azul, tendo faixas laterais e a inscrição "Produto Brasil" acrescentadas. Este veículo é hoje em dia de propriedade de Nuno Cadete e compareceu em 16/06/2011 ao Encontro Bimestral de Gurgel em São Paulo/SP. Abaixo podemos ver as fotos.
 

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Fonte: Acervo pessoal de Maximillian Luppe


Supermini Plus

Certamente não é uma van. Mas é mais um dos protótipos que apareceram na mesma época, razão pela qual passa a figurar aqui.

O Supermini Plus atualmente é de propriedade de Adriano Jordão.

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Fonte: Revista Quatro Rodas de Abril de 1993 / Site Biblioteca Gurgel.


Supermini Cross

Teria sido desenvolvido à mesma época que a Van SuperCross. Segundo Adriano, os paralamas do Supermini Cross foram feitos a partir dos moldes ou de uma carroceria de Supercross. É quase impossível adaptar os paralamas quadrados num Supermini pois os angulos das laterais dos parachoques também não batem (por experiência propria segundo ele). Além disso, todos os acessórios são idênticos ao militar. Não há certeza de que seria o modelo desaparecido, mas tudo indica que sim.

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Fonte: Internet/Desconhecida


OUTROS

A Gurgel ainda fez outros protótipos, mas que tem destino desconhecido. Seguem fotos para instigar a curiosidade.

Por onde anda este carro? Seria um Supercross Militar? Reparem na semelhança nos acessórios do Supermini Cross.

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Fonte: Desconhecida/Enviada por Maximillian Luppe.

Links para matérias com os carros citados:
BR-Van:
- http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Mercado_Conteudo.vxlpub?hnid=36379




Galeria de Imagens



Comentários (5)
crork matt disse:
Sábado, 7 de março de 2015 as 08:29
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Quinta-feira, 27 de setembro de 2012 as 21:54
Boa Noite! Bem gosto muito de Gurgel,atualmente tenho dois um 85 e outro 78,estou terminado a reforma 78 e só falta os apoia do para brisa. São aquele ferrinhos que segura o p/brisa quando estar reclinado por cima do capu.Sé caso tive foto ou eles mesmo me fala! obrigado Edu.......................
Renato disse:
Terça-feira, 30 de agosto de 2011 as 21:54
boa noite.Estou restaurando um x-12 1976 ele tem o lugar do galao e farol esterno,vcs tem algumas materias com fotos para me mandar Obrigado.

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