X-11
1975 - 1977

        Muitos falam que existiu. Logicamente, seria uma evolução do X-10, ou um modelo alternativo ao X-12.


Imagem

Foto: Suposto X-11 - Site Copanema - Na verdade um X-12 L com capota igual a do X-10 L


Imagem

Foto: Suposto X-11 - Site Cachalote - Na verdade um Xavante XT 1973


        Somente o site Gurgel Brasil é que tem fotos do modelo que realmente seria o X-11, mas com a informação de que seu nome teria sido mudado após 1 ano para X-12 TR. Não é exatamente isso que descobrimos.


Imagem Imagem Imagem

Foto: Suposto X-11 - Site Gurgel Brasil - Na verdade um X-12 TR 1977/78


        A história mais provável para este modelo é a seguinte: A Gurgel estava com o X-10 pronto, tentando vender para os militares e vendendo para os civis. Enquanto isso, começaram a desenvolver um modelo com teto rígido, que estava sendo muito pedido pelos clientes, que foi chamado de X-11. Como o exército pediu modificações no X-10 e o nome X-11 já estava tomado, chamaram o X-10 adaptado de X-12. Quando foram lançar o X-11 (Teto rígido), o X-12 já estava nas ruas. Eles devem ter achado que ia confundir os compradores, e mudaram o nome para X-12 TR.


Imagem Imagem

Foto: Suposto X-11 - Matéria de lançamento do X-12 TR - Revista 4 Rodas, outubro de 1976.

        

        Isso foi embasado numa pesquisa feita no Acervo Digital da Revista 4 Rodas. Achamos o seguinte:


1975

- Jan a Jun - Somente o XTC aparece na lista "Mercado de Automóveis", além da menção em Junho ao desenvolvimento do Xavante RC-10 - pág.43.

- Jul - Matéria de lançamento do X-10. O X-10 substitui o XTC na lista "Mercado de Automóveis".

- Ago a Nov - na lista "Mercado de Automóveis", temos como único modelo o X-10.

- Dez - Matéria de lançamento do X-12 lona "Fase 1", mas o X-10 continua como único modelo a venda na lista "Mercado de Automóveis".


1976

- Jan - X-10 continua como único modelo a venda na lista "Mercado de Automóveis".

- Fev - na lista "Mercado de Automóveis" temos agora o X-10, X-11 e X-12. (X-11 é mais caro)

- Mar - Menção a um novo QT que estaria sendo desenvolvido (especulation?!?!?). Volta o X-10 a reinar solitário na lista "Mercado de Automóveis".

- Abr a Jul - voltamos a ter na lista "Mercado de Automóveis" o X-10, X-11 e X-12. (X-11 é mais caro).

- Ago - o nome X-11 é substituído por X-12 TR (que continua sendo mais caro), passando a aparecer na lista "Mercado de Automóveis" ao lado de X-10 e X-12.

- Set - X-10, X-12 TR e X-12 estão na lista "Mercado de Automóveis". (X-12 TR é mais caro)

- Out - Matéria de lançamento do X-12 TR. X-10, X-12 TR e X-12 estão na lista "Mercado de Automóveis".

- Nov - Matéria do Salão Auto com foto do X-20 (pág.70), além de menção ao X-12 Blue Jeans e ao X-12 RM. X-10, X-12 TR e X-12 estão na lista "Mercado de Automóveis".

- Dez - X-10, X-12 TR e X-12 estão na lista "Mercado de Automóveis".


1977

- Jan a Mar - X-10, X-12 TR e X-12 estão na lista "Mercado de Automóveis".

- Abr - Matéria de lançamento do X-12 "Fase 1" Blue Jeans, que passa a constar na lista "Mercado de Automóveis" depois de X-10, X-12 e X-12 TR. (X-12 TR passou a vir depois de X-12, ainda com maior preço).

- Mai e Jun - X-10, X-12, X-12 TR e Blue Jeans estão na lista "Mercado de Automóveis".

- Jul - X-20 (pick up) e X-12 RM foram incluidos na ao lado de X-10, X-12, X-12 TR, e Blue Jeans.

- Ago - X-12 RM não aparece mais na lista "Mercado de Automóveis". X-10, X-12, X-12 TR, Blue Jeans e X-20 (pick up) estão na lista "Mercado de Automóveis".

- Set - X-10, X-12, X-12 TR, Blue Jeans e X-20 (pick up) estão na lista "Mercado de Automóveis".

- Out - X-10 e X-20 saem da lista. Agora temos X-12, X-12 TR e Blue Jeans na lista "Mercado de Automóveis".

- Nov e Dez - X-12, X-12 TR e Blue Jeans estão na lista "Mercado de Automóveis".


CONCLUSÃO:


        O X-11 figura da lista de preços da revista até Julho de 1976, passando a ser chamado de X-12 TR após o lançamento oficial (Ago/Set de 1976, com matéria em Outubro de 1976), provavelmente por algum entendimento como o descrito lá em cima. Tudo leva a crer que o X-11 era o nome do projeto que deu origem ao X-12 TR (que chamamos de "fase 2"), já que o preço não muda com a mudança de nome de X-11 para X-12 TR. 


        Continuaremos portanto a chamar ele de X-12 "fase 2". Porquê? O X-12 "fase 1" (lançado em Dez/75) é uma nítida evolução do X-10 (lançado em Jul/75), o X-12 TR (lançado em Ago/76) já tem linhas completamente novas (apesar da capota ser parecida com as opcionais usadas no XTC e X-10). Não faria sentido inverter a ordem de lançamento ou chamar um design bem diferente de "fase 1".


        O X-11 é portanto o nome de projeto ou pré-lançamento do X-12 TR "Fase 2". Para ver mais detalhes e informações do modelo acima, acesse a página do X-12 TR da 2ª Fase ou através dos manuais de originalidade na seção de manutenção.


        Existiu ou não um X-11? Se souber detalhes, tiver um panfleto ou qualquer tipo de documento, agradecemos enviar para que tornemos um modelo oficial o maior mito da Gurgel!


Fontes: Acervo Digital da Revista Quatro Rodas, Site Copanema, Site Cachalote Gurgel, Site Gurgel Brasil, Internet.

Texto e dados levantados com a colaboração de: Francisco Branco.




Comentários (1)
BiLUhmRcRSRaE disse:
Sábado, 19 de julho de 2014 as 01:21
DwckcX I really enjoy the article post.Much thanks again. Awesome.

Deixe um comentário

Voltar