Abaixo temos o texto do folheto de divulgação do modelo:
“Gurgel – Karmann-Ghia : Uma pequena jóia em carro esporte!
Projetado e construído com esmero, sob contrato, com a Karmann-Ghia e autorização da Volkswagen do Brasil é um carro para crianças de 6 a 16 anos, dois lugares.
De mecânica igual aos Gurgel Jrs., dos quais já foram fabricados várias centenas; alguns rodando há quatro anos com milhares de quilometros percorridos. Além de proporcionar grande prazer a tôda a família, desenvolve as aptidões mecânicas dos rapazes. É facilmente carregado em cima da capota de um carro ou por uma carreta, especialmente fabricada para tal fim.
Dados Técnicos:
Motor: — 4 tempos; 3 HP, refrigerado a ar, baixa rotação (óleo no carter). Comprimento : 210 cm. — Largura: 90 cm. — Distância entre eixos: 127 cm. Bitola: 90 cm. — Pneus : 350 x 8. – Chassis tubular; suspensão dianteira com molas helicoidais; freios nas duas rodas trazeiras, com patins internos de alta eficiência, com aletas de refrigeração no tambor. — Transmissão: marcha a frente, ponto morto e marcha a ré. — Sistema elétrico opcional. Carroceria : Monobloco, de plástico reforçado, estratificado, incorrosível, altamente resistente à choques e intempéries. — As carrocerias plásticas de fácil reparo, mais leves e mais resistentes que as de chapa de aço, estão sendo utilizadas em automóveis esporte pelas maiores fabricas do ramo, no mundo. INFORMAÇÕES COM A: MACAN INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. FÁBRICA: AV. MARGINAL. 1045 – CENTRO INDUSTRIAL JURUBATUBA – STO. AMARO. ESCRITÓRIO: RUA JOSÉ BONIFÁCIO, 24 – 13.° AND. – FONE 34-4377 – SÃO PAULO”
Trata-se de um mini carro fabricado pela Macan (empresa criada por Gurgel após a venda da Moplast, com a intenção de passar a fabricar carros), uma réplica fiel do popular veículo Karmann-Ghia, feito sob contrato com a Karmann-Ghia e autorização da VW do Brasil (conforme informações do folheto acima). Aparece também em reportagem de Dezembro de 1965 na revista Quatro Rodas (ed. 065, págs. 94 a 96), sua aproximada data de início de fabricação.
Foi sorteado em promoções do Refrigerante Cerejinha (quem achasse a tampinha premiada ganhava um) e do achocolatado Toddy em 1967 (consta o número “Processo 9.900/67 no canto inferior), como podemos ver nos anúncios abaixo. No ítem número 4 da propaganda da Toddy lê-se:
“4 – E ainda, com o MINI-CARRO DOURADO TODDY, V. ganha o espetacular carro conversível KARMANN-GHIA TODDY, com motor a gasolina, de 3 HP, 4 tempos, refrigerado a ar, comprimento 210 cm, largura 90 cm, ponto morto e marcha a ré. E somente o sensacional KARMANN-GHIA TODDY, vem equipado com busina, farol e rádio transistorizado!
E os muito felizes ganhadores do KARMANN-GHIA TODDY recebem um completo uniforme de piloto de provas e corridas “CAMPEÃO DAS MINI MIL-MILHAS”, igualzinho ao dos grandes corredores.”
Os ganhadores dos KARMANN-GHIA TODDY no mês de Junho de 1967 foram: Paulo Merces Cordeiro Júnior (Curitiba/PA), José Rubens Canderolo Cacheiro (São Paulo/SP), Carlos Alberto Miranda Sala (Campinas/SP) e Josué Francisco Leite (São Paulo/SP). Alguém conhece um desses sortudos?
Em 18/12/2014 fomos contactados pela Ana Claudia Medeiros Teixeira, pedindo a inclusão do nome do seu tio como ganhador de um dos carrinhos da promoção da Toddy. Segue a história e fotos dos dois:
“Conforme o prometido, te mando as fotos dos dois meninos mais sortudos de 1967. A história foi assim:
Em 1967, depois de muitos meses comendo toddy de colher para esvaziar mais rápido o pote e procurar o sonhado ticket dourado, dois meninos de Passos-MG, finalmente receberam o prêmio mais sonhado de todos: um Karmann-Ghia vermelho, novinho, brilhante. O carro foi entregue na praça da matriz da cidade, aonde vários curiososos – e os meninos sortudos – esperavam para vê-lo em funcionamento.
Desde o início instaurou-se uma pequena polêmica. Os dois meninos – meu pai e meu tio – se sentiam os donos únicos do carro, então digamos que a propriedade não era muito bem definida, e eles discutiam entre si para definir quem era o dono daquele que, na cabecinha deles, era o Batmóvel, possante e maravilhoso.
No entanto, eles não puderam realizar imediatamente o sonho de dirigir o carrinho, porque eram pequenos demais (meu pai tinha 5 e meu tio, 3), e sequer alcançavam os pedais. Então, por 4 anos, eles apenas tiravam o carro da caixa de madeira, lavavam e enceravam – mas nunca dirigiam. Eles podiam sim sentar no banco e tocar a buzina – o que eles faziam insistentemente, até fazer a buzina estragar. E sempre disputando o título de dono exclusivo do carro, mas nunca conseguindo chegar em um consenso…
Quatro anos depois eles puderam (finalmente!) dirigir o Karmann-Ghia, e meu pai lembra do dia como uma segunda inauguração do carrinho. Ele conta que o carro foi muito bem aproveitado, e que eles brincaram por anos, até não caberem mais nos banquinhos. A buzina, no entanto, não durou muito tempo. Também pudera, nos quatro anos em que o carro ficou parado ela foi usada sem moderação. Mas fora a buzina, o carro nunca deu defeito, e esteve em perfeita condição de uso até o final.
O Karmann-Ghia pertenceu a minha família por muitos anos, mas, após o falecimento precoce do meu tio (o loirinho menor, posando na foto ao lado do carro) ele foi vendido. Do batmóvel sobraram só as memórias e essas duas fotos.
Quando meu pai me contou essa história e me mostrou essa foto, emocionado, ele pediu para que vocês fizessem uma pequena correção na página de vocês, já que falta um nome nessa lista. Então, 47 anos depois, Jose Cleber Teixeira, meu pai, gostaria que o mundo inteiro ficasse sabendo. Finalmente chegou ao fim a polêmica do dono do carro. O vencedor e legítimo proprietário do Karmann-Ghia vermelho da promoção do Toddy de 1967 foi Fernando Oliveira Teixeira, de Passos- MG, meu tio, o lindo loirinho que posa ao lado da foto. Meu pai (o outro menino), se declara apenas o passageiro. O dono do Bat-movel, mesmo, sempre foi meu tio. E ambos – o carro e o menino loirinho – deixaram muita saudades. Agradeço de coração a oportunidade.”
Foi sorteado também pela loja “Mesbla”, conforme podemos ver no rodapé do anúncio no Jornal Estado de São Paulo de 08/12/1965, pág. 15:
No site do Karmann Ghia Clube de BH, há duas fotos, de Carlos Zanicotti, de um KARMANN-GHIA TODDY ainda original.
Abaixo temos a transcrição da matéria da revista Quatro Rodas, edição 65 de dezembro de 1965, páginas 94 a 96. Fica a observação de que as duas maiores fotos são do outro modelo fabricado pela Macan na época, o Gurgel Jr. II. O Mini Karmann-Ghia só aparece de lado na última foto:
“UM BRINQUEDO PARA GENTE GRANDE
Papai noel trabalhou em silêncio. Sòmente neste fim de ano è que foi revelado o lindo brinquedo que êle estava construindo em Santo Amaro, o Karmanzinho-Gurgel. Êste é o segundo lançamento da fábrica paulista que produz automóveis de brinquedo que funcionam de verdade e correm como carro de gente grande. O Karmanzinho-Gurgel tem a mesma estrutura do Gurgel Jr., lançado em São Paulo no I Salão do Automóvel. Êle serve para crianças de 6 a 16 anos, tem dois lugares, é conversível e sua velocidade máxima vai a 45 km/h. Desde seu lançamento, há quatro anos, o Gurgel Jr. fêz sucesso e até a Alemanha se interessou, devendo receber ainda êste ano os 20 carrinhos que pediu à fábrica Macan. Além da carroçaria, as modificações do primeiro carro para o Karmanzinho-Gurgel estão na distância entre-eixos, bitola e pneus. O preço é o mesmo para os dois: um milhão e quatrocentos.
O motor é de 4 tempos; 3 hp, refrigeração a ar, baixa rotação (óleo no cárter). Comprimento: 2,10 metros; largura – 1,05 m; distância entre eixos – 1,27 m o Gurgel Jr. e 1,23 m o Karmanzinho; bitola – 91 cm o Gurgel e 76 o Karmanzinho; pneus 400×8 o Gurgel e 3.50×8 o Karmanzinho. O chassis é tubular, suspensão dianteira com molas helicoidais, freios nas duas rodas traseiras com patins internos e aletas de refrigeração no tambor. A transmissão: marcha à frente, ponto morto e marcha à ré. O sistema elétrico é opcional e a carroçaria é um monobloco de plástico reforçado, estratificado e incorrosíveis. Os carrinhos são desmontáveis e podem ser comprados em kits. O telefone do Papai Noel é 32-2951.
IMPRESSÕES AO DIRIGIR
Olhando para o bichinho, êle parece um carro de verdade.
Dois pedais, um de freio para ser acionado com o pé esquerdo e um de aceleração, para dar trabalho ao pé direito. Uma direçãozinha mirim, menor do que as fabricadas para o tipo fórmula um, comanda um sistema de direção que não é bem um sistema: tem movimentação direta, tornando rapidíssima.
Uma alavanca de câmbio permite o uso de duas marchas, uma para frente e outra para trás, além do ponto morto. E ela serve também como embreagem, isto é, deve ser pressionada lentamente, para que o carrinho comece a andar.
O motor é do tipo estacionário, baixa rotação, e desenvolve três cavalos. Mais do que o suficiente para movimentar o carrinho, mesmo com dois adultos. É uma delícia dirigi-lo. A estabilidade é perfeita, pois êle não passa de um kart com uma carroçaria. De modo que é possível fazer curvas “no limite”, sem maiores problemas.
O freio atua apenas nas rodas traseiras, mas é bastante eficiente. Tanto que se pode fazer coisas do tipo daquelas que Jean Sunny – e agora Euclides Pinheiro faz: as derrapadas controladas.
O único problema que encontramos no carrinho é fácil de ser corrigido: nas curvas, o carburador do tipo de cuba a nível constante, pela fôrça centrífuga, interrompe o fornecimento de gasolina e o motor falha. Um outro tipo de carburador, como os usados nos karts, ou até mesmo, com uma altura do nível de bóia maior, seria a solução.
Aquêles que dispõem de espaço suficiente em suas casas, ou podem contar com um trecho livre num sítio, ou fazenda, têm uma excelente oportunidade para se divertir com o Gurgel Jr., e eventualmente, deixar seus filhos darem umas voltinhas.”
É mencionado na página 03 do “Estudo para ampliação do capital social – Macan Ind. e Com. – Dezembro de 1966“, disponível no site Gurgel Brasil.
Aparece em foto (abaixo) de um livro editado pela Gurgel em 1985, também disponível no site Gurgel Brasil.
Foi vendido na alemanha (não se sabe por quem e se é da Macan), conforme legenda da foto abaixo: “Este pequeno Karmann Ghia Cabriolet. construído de acordo com a nossa licença para dimensionar exatamente metade do tamanho do original. tem atraído muita atenção. A imprensa de todo o mundo tem mostrado a foto bonita com as crianças entusiasmadas. Aqui é traído. que você pode comprar este pequeno Karmann Ghia Cabriolet na República Federal, a saber: através de nós.”
Em um renomado fórum sobre VW na internet, há um tópico dedicado a este modelo, com muito material e fotos do modelo: THE SAMBA. Além disso em vários locais na internet dizem que as calotas seriam as mesmas da motoneta Vespa.
A revista acima, da Alemanha, parece tratar de uma restauração. Entretanto, na segunda foto aparece uma traseira que lembra a do Gurgel Jr. A data e nome da revista são desconhecidos. Em alemão: Wen die eigene Fingerfertigkeit lockte, der konnte bei Revell sein Glück versuchen. Dieser Spezialist für Bausätze hatte ein 1200er Coupé im Angebot, das etwa in der Gegend von 1:45 eingeordnet werden muß und, wie die meisten Revell – Produkte, aus Plastik bestand. Karmann-Ghia-Fans durfte bekümmern, daß die meisten dieser hier vorgestellten kleinen Kostbarkeiten heite nur sehr schwer zu bekommen sind – und dann viel Geld kosten. Ein trost: Es gibt immer mehr replikas, also Nachbauten früherer Modelle. Und schließlich kann man nach wie vor auf dem Flohmarkt ein Schnäppchen landen! LEGENDA 1: Kinder – und Erwachsenen-Traum: fahrbereite Karmann-Ghia-miniatur. LEGENDA 2: Schluck aus der Pulle: Der Mini-Karmann wird mit zündfähigen Gemisch versorgt. LEGENDA 3: Testfahrt nach der Restauration. LEGENDA 4: Auf der Grube: Von unten der hat Mini-Karmann-Ghia mit dem Original nichts mehr gerneinsam. LEGENDA 5: Auch aus dieser Perspektive gelungene Verkleinerung.
Traduzindo (google): Quem desenhou a sua própria destreza, poderia tentar a sua sorte com Revell. Isto teve um especialista por 1.200 kits de cupê em oferta, que devem ser classificados aproximadamente no bairro de 01:45 e, como a maioria Revell – produtos que consistiam em plástico. Karmann Ghia fãs poderiam se preocupar que a maioria destes pequenos tesouros são apresentados aqui Heite muito difícil de obter – e, em seguida, custam muito dinheiro. Um consolo: há sempre mais de uma réplica, de modo réplicas de modelos anteriores. E, finalmente, você ainda pode acabar no mercado de pulgas uma pechincha! LEGENDA 1: As crianças – e adultos sonho: em condições de circular em miniatura Karmann Ghia. LEGENDA 2: Beba da garrafa: O Mini-Karmann é fornecido com mistura inflamável LEGENDA 3: Teste de unidade após a Restauração. LEGENDA 4: No poço: De baixo tem mini-Karmann Ghia com o nada original, como solitário. LEGENDA 5: A partir desta perspectiva, a redução bem-sucedida.
Em Outubro/2011 surgiu no site Mercado Livre um anúncio de um carro em perfeito estado de conservação. O texto é o seguinte: “Karman Ghia Mini feito pela Gurgel ano 1966 para crianças até 12 anos até adultos junto com outra criança pode andar motor 4 tempos original funciona perfeitamente todo restaurado a pouco todas as carqueteristicas originais não tem alterações ou mudanças para colecionadores muito raro. Somente Venda.” O preço? R$ 15 mil!
Em Maio/2011 surgiu no site Mercado Livre um anúncio de uma carroceria aparentemente original (escala e detalhe estão certos) à venda por R$ 4.900,00. Parece muito caro, já que não tem nenhuma das peças, que dificilmente serão reproduzidas pela falta de um modelo em bom estado (Contato: Pedro, tel: (34) 9207-8746, autoreliquiasv8@gmail.com). Fotos obtidas no anúncio estão na galeria de fotos abaixo.
Em março/2014 descobrimos outro anúncio (da mesma pessoa) que está fazendo a partir da carroceria verde original, outras novas em fibra, para que seja feito chassis próprio ou adaptar em cima de um kart. O preço da carroceria nova é de R$ 2.999,00.
Fotos diversas:
Fotos enviadas por André Lemes:
Fotos enviadas por Roberto Moraes em 15/05/16:
Texto e dados levantados com a colaboração de: Francisco Branco e Moa de Santos/SP.
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