Modelos – Gurgel QT (1969-1971)

O Gurgel QT (sendo QT atribuído a “Qualquer Terreno”) é o substituto/evolução do Macan Gurgel 1.200 (muito conhecido como “Gurgel Ipanema”), que foi apresentado no Salão do Automóvel de 1966 (mais informações na página do modelo “Macan Gurgel 1200”). O início de sua fabricação seria no ano anterior à fundação propriamente dita da Gurgel, 1968, sendo a Gurgel oficialmente fundada em setembro de 1969. Mesmo assim, o QT é o primeiro Gurgel produzido oficialmente pela Gurgel Motores S.A..

Quais as diferenças entre o QT e o Gurgel 1200 (popularmente conhecido com Ipanema)? O QT tem algumas diferenças sutis, sendo as principais a dobradiça do capô que passa a ser embutida, a armação do parabrisas passa a ser mais grossa (no “Ipanema” é mais delgada e tubular), a lanterna traseira deixa de ser redonda (usada nos caminhões MB) e passa a ser a da Kombi antiga, adoção de santantônio (no lugar da armação dobrável para a capota) além da mudança nos pára-choques, que passam a ser mais “quadrados” com um friso preto no meio (no lugar do 100% cromado com os dois adornos verticais). Existem mais alguns, mas a falta de material com datas oficiais de ambos os modelos dificulta a confirmação de todas. Aperfeiçoamentos foram sendo adotados conforme solicitações dos clientes.

A Quatro Rodas é nossa revista de automóveis mais antiga ainda em circulação e líder do mercado praticamente por toda sua existência. Infelizmente, ela não nos traz nenhuma informação sobre este modelo. Mas com certeza não era a única. A Auto Esporte de outubro de 1970 traz informações muito importantes sobre este deste “carro-esporte, utilitário ou jipe” (pág.37), agora chamado de QT (qualquer terreno), que temos notícia.

gurgel-qt-07O folheto diz o seguinte: “Gurgel QT – A mais moderna “montaria” brasileira – O Gurgel QT é um veículo utilitário, moderno, versátil, robusto elegante, ágil, confortável, com quatro lugares, econômico e racional. A começar pela espetacular mecânica Wolkswagen, fornecida diretamente pela própria fábrica conseguiu-se no Gurgel uma performance que é algo de impressionante. A distância de 204 cm entre eixos (36 cm menor que o VW Sedan) deixa o Gurgel com um desempenho incomparável em terreno variável (QT). É por essas razões que o Gurgel QT é o carro ideal para agrônomos, fazendeiros, vendedores, gente que necessita de altas performances em terreno variado e em estradas asfaltadas. Por falar nisso, é bom lembrar que o Gurgel QT é altamente estável e seguro também nas estradas asfaltadas, devido ao seu dimensionamento e o seu baixo centro de gravidade, e econômico devido ao seu pêso de 600 kg., sòmente. O Gurgel QT é, sem dúvida, o carro que faltava no Brasil. Fornecido normalmente com pneus: Cidade e campo 5,60 x 15, se equipado com pneus 6,70-725×13 e rodas especiais (opcional) o Gurgel se transforma num lindo “utilitário esportivo”, pois possue tôdas as características de um carro esporte e tem tudo de um utilitário. Quando equipado com caçamba simples (opcional), o Gurgel QT se transforma num pick-up ideal para carga de até 200 kg. Há vários acessórios normalmente produzidos para o Gurgel QT: “selectraction”, engates para carretas, trailers, barcos e caçamba para pick-up. A capota é de nylon e veda completamente a chuva e o vento, pode ser retirada em dois minutos e guardada inteirinha no porta-mala dianteiro. E mais, o Gurgel QT é equipado com todos os itens de lei inclusive, cintos de segurança, extintor de incêndio, triângulo, etc. O Gurgel QT é resistente à corrosão, porque sua carroçaria é feita tôda de “fiberglass” no Brasil. Projetado em 1966, desde essa época o Gurgel QT tem passado pelos mais duros testes, incluindo-se os do campo de provas do Exército em Gericinó e Restinga da Marambaia. Um lembrete importante: o Gurgel QT está classificado no catálogo mundial da Suíssa. E mais, o Gurgel QT é oficializado e aprovado pelo GEIMOT. É até financiado pelo Banco do Brasil, através do financiamento à agricultura. Não fique apenas com tudo isso que você está imaginando, conheça o Gurgel QT pessoalmente. – Gurgel – Indústria e Comércio de Veículos – Avenida Cursino, 2499 – Telefone 275-0255 – Jardim da Saúde – São Paulo”

CA - Rio de Janeiro (RJ) 11/02/1971 - Gurgel - Foto Rubens Seixas / Ag O GloboCom motor 1300 e a opção de ter uma caçamba de fibra para 200kg no lugar do banco traseiro, o QT foi o carro que elevou a Gurgel ao status de uma verdadeira fábrica de automóvel, quando teve seu projeto aprovado pelo Geimot – Grupo Executivo da Indústria Automotora – (ele, Geimec e o GEIA receberão um capítulo próprio futuramente), em 14 de janeiro de 1970.

Essa decisão permitiu que o Banco do Brasil concedesse financiamento para a compra do “jipe”, desde que destinado ao trabalho agropecuário ou serviços administrativos. O baixo preço (comparado com os Willys) e a facilidade de manutenção eram atrativos e tanto, e o carro foi aprovado nos testes feitos na Usina Tamoio em Araraquara-SP pela Refinadora Paulista, resultando numa encomenda inicial de 10 unidades. O carro também foi testado pela Petrobras nas praias do norte de São Paulo.

Ele também passou por um teste em conjunto do Exército Brasileiro, Petrobrás e outras empresas no Campo de Gericinó e Restinga de Marambaia (Rio de Janeiro-RJ). Entre os opcionias estavam o Selectration, rodas de magnésio e engate para reboque, informações idênticas ao do prospecto da época. Quer ver dois desse mesmo ano? Acesse os Antigos de Itaipu. O branco é do amigo Walfredo, o carro está na família desde 0km, veja a nota fiscal aqui.

Essa mesma Auto Esporte antecipa o lançamento no Salão do Automóvel do Bugato, um buggy vendido em kit. Ele e o QT participam do filme “A 300 km por hora” de 1971, com Roberto e Erasmo Carlos nos papéis principais e um elenco de peso (Flávio Migliaccio, Otelo Zeloni, Walter Forster e Raul Cortez). O QT aparece várias vezes no papel de carro da “mocinha” e o Bugato no clipe final, quando Erasmo casa e … Epa ! Assistam que vale a pena pelas cenas cômicas e pelas do autódromo, com muitos ases da época.

O QT também em outubro de 1970 apareceu numa matéria da Folha da Tarde (São Paulo/SP) de 19/10/1970 (clique no link para ler a matéria). Nela é mencionado que teriam sido produzidos 9-10 protótipos desde 1966 do Macan Gurgel 1200 antes do lançamento desta versão, que já teria 50 unidades em pronta entrega, com uma capacidade de produção de 10 unidades/mês.

FolhadaTarde-19-10-1970-Gurgel-QT

Matéria sobre o Gurgel QT na Folha da Tarde de 19/10/1970 / Enviado por: Maximilian Luppe / Fonte: desconhecida/internet

Um pouco de especulação? Na matéria de lançamento do Xavante XT-72, na Quatro Rodas de janeiro de 1972, o XT, cuja “carroçaria dêsse nôvo utilitário é igual à do bug QT” (p.34), é apresentado como uma solução para os pontos fracos do modelo antigo (que estaria em produção por 4 anos, façam as contas e estaremos em 68, quando não existia o QT), que como já foi falado, estava sendo usado em usinas de açúcar e fazendas. Não é dito com todas as letras que o QT estava saindo de linha, mas o texto da matéria e o fato que o carro praticamente some a partir desse momento, nos fazem acreditar que 1971 foi o último ano de produção.

Gurgel-QT-04Praticamente some não é sumir. Se o elogio de Bertone foi ou não real (sabemos que ele elogiou TODOS os carros presentes), não importa tanto, por causa de um outro elogio que ele recebeu. Em março de 1971, Colin Chapman, então campeão mundial dos construtores de Fórmula 1 e diretor da Gold Leaf Team Lotus, e Emerson Fittipaldi testaram em Interlagos seis carros para a QUATRO RODAS. E lá está: “Terminados os testes, Chapman viu um Gurgel QT (que é equipado com a mecânica Volkswagen) e quis experimentá-lo, na pista e no acostamento. Gostou muito. “É um carrinho ideal para quem quer se divertir”, disse.” (p.3)

Fontes: Acervo Digital Revista 4 Rodas, Revista Auto Esporte, Acervo Pessoal, Internet. Texto e dados compilados com a colaboração de: Francisco Branco e Walfredo Gustavo do Clube Antigos de Itaipú.