Numeração do Chassis:
ATENÇÃO: As informações acerca da numeração de chassis abaixo são uma compilação de informações a partir de diversos números de chassis a nós enviados. Caso o seu chassis seja diferente do abaixo publicado, ou se julgar que alguma das informações está incorreta ou incompleta, agradecemos entrar em contato através dos comentários no final da página! Se for nos enviar um número, pedimos que nos modelos anteriores a 1988, substitua somente os dois últimos números por **.
Não temos ainda nenhum número fornecido. O chassis era fornecido 0 km pela Volkswagen, e vinha com uma numeração própria, com um conjunto de letras e números. Retiramos os códigos abaixo do site Oficina ZL. Mas o QT provavelmente vinha com uma segunda letra diferente.
Q= Brasilia 4 pts de Setembro de 75 a Março de 82
Segundo email enviado pelo amigo Celso Flores Fernandes, a numeração de chassis dos Xavante XT e XTR de 1972 e 1973 são formadas pelos seguintes dígitos:
Ex: XT1372***
XT – modelo (não varia, independente do modelo);
13 – motor 1300 cc (aparentemente não varia, mesmo que o carro tenha vindo com motor 1500);
72 – varia conforme o ano de fabricação;
*** – é um conjunto de 3 números correspondente ao número de série.
Em 1974, provavelmente por ter ultrapassado o número de série 1000, foi acrescentado um quarto dígito no final, passando a:
Ex: XT1374****
XT – modelo (não varia, independente do modelo);
13 – motor 1300 cc (aparentemente não varia, mesmo que o carro tenha vindo com motor 1500);
74 – varia conforme o ano de fabricação;
**** – é um conjunto de 4 números correspondente ao número de série.
Fonte: email de Celso Flores Fernandes, numeração de chassis do Xavante XT 1973 de Sebastião Silva (SP), numeração de chassis do Xavante XT 1973 de Christian Monteiro, numeração de chassis do Xavante XT 1974 de Wilmar.
O Gurgel Xavante XTC segue o mesmo padrão do Xavante XT/XTR, sem alteração do prefixo para o modelo e adição de um número a mais na série:
EX: XT137513**
Onde:
XT – modelo (não varia, independente do modelo);
13 – motor 1300 cc (aparentemente não varia, mesmo que o carro tenha vindo com motor 1500);
75 – varia conforme o ano de fabricação;
13** – é um conjunto de 4 números correspondente ao número de série.
Fonte: Numeração de chassis do Gurgel Xavante XTC 1975 de Marcelo San (SP).
Interessante observar que em 1975 a Gurgel se mudou da Av. do Cursino (São Paulo/SP) para Rio Claro. Julgávamos que o X-10 teria sido fabricado só na nova fábrica, mas temos pelo menos um dos carros que enviaram com plaqueta da Av. do Cursino.
A numeração do chassis do X-10 segue lógica similar à do Gurgel Xavante XTC, com a mudança do código do modelo e alteração da numeração referente ao motor utilizado:
Ex: X16752xxx
X – modelo (não deve variar);
16 – motor 1600 cc (aparentemente não varia, mesmo que o carro tenha vindo com motor diferente);
75 – varia conforme o ano de fabricação;
2 – ainda não está claro se seria parte da numeração sequencial ou se há um porquê para esse número;
*** – é um conjunto de 3 números correspondente ao número de série.
Fonte: Numeração de chassis do Gurgel X-10 1975 de Rubens Patrício, Gurgel X-10 1975 de “Carvoaria Vulcão”.
Os X-12 a partir de 1976 até aproximadamente 1982 (“3ª Fase“) tem a seguinte numeração de chassis:
Ex: X12805***;
X12 – modelo;
80 – varia conforme o ano de fabricação;
5 – há a suspeita que se refira ao ano de fabricação do modelo (1=1976, 2=1977, 3=1978, 4=1979, 5=1980, 6=1981, 7=1982), mas pode ser parte da sequência numeral. Suposição descartada, pois provavelmente a Gurgel produzia mais de 1000 X-12/ano. A fonte é a revista 4 rodas, conforme levantamento feito (clique para visualizar). Se refere ao primeiro dígito número serial de produção portanto, incluído abaixo.
5*** – é um conjunto de 4 números correspondente ao número de série.
Fonte: Numeração de chassis do Gurgel X-12 TR 1978 e 1980 de Francisco Branco (Rio de Janeiro/RJ), Gurgel X-12 TR 77 de Ricardo Islabão e manual do proprietário do Gurgel X-12 TR 1983 e do Gurgel X-12 Lona de 1983.
De 1983 até 1987 a numeração perde o ano de fabricação e aparentemente passa a ser simplesmente sequencial, no seguinte formato: X121****.
X-12 – código do modelo;
1**** – conjunto de 5 números correspondente ao número de série.
Fonte: Numeração de chassis do Gurgel X-12 TR 1983 e Gurgel X-12 TR 1984 de Fernando Camargo (São Paulo/SP), Gurgel X-12 Lona 1983 de Rubens Prado, Gurgel X-12 TR 1984 de Forasteiro, Gurgel X-12 TR 1986 de Ednilson Borghi, Gurgel X-12 TR 1987 de Jimmi Kreischer (Petrópolis/RJ).
A partir de 1988, o Gurgel X-12 e o Gurgel Tocantins (1989 em diante), passam a ter numeração mais complexa, iniciando sempre com 9BU, sendo: 9 = América do Sul (Brasil), B = Brasil, U = Gurgel;
– Tocantins TR (X12RTX): 9BUX12RTX*1G*****
– Tocantins Lona (X12LTX): 9BUX12LTX*1G*****
Onde:
XXXXX – código referente ao modelo;
* – é uma letra que corresponde ao ano de fabricação: J = 1988, K = 1989, L = 1990, M = 1991, N = 1992, P = 1993, R = 1994
***** – é um conjunto de 5 números correspondente ao número de série.
Fonte: Numeração de chassis do Gurgel Tocantins 1989 de Rubens Prado, Gurgel Tocantins TR 1991 de Felipe Olivani (São Paulo/SP) e do Gurgel Tocantins Lona 1990 de Antonio Augusto Baetz Buzatto (SP).
Segundo o manual de serviços para as autorizadas do Gurgel BR-800 (sem data), o código do chassis se refere: 9BU (símbolo do fabricante), BR (prefixo do tipo), 800 (tipo), K (ano de produção), 1 (ano do modelo), G (centro de produção), 00001 (número de série).
Gurgel X-20/X-15 (teto lona)
A numeração de chassis do Gurgel X-20 e dos primeiros Gurgel X-15 (capota de lona, vidros assimétricos) segue a mesma lógica dos primeiros Gurgel X-12.
Ex: Ex: X2077000*;
X20 – modelo (não varia para X-20 ou X-15 lona);
77 – varia conforme o ano de fabricação;
000* – é um conjunto de 4 números correspondente ao número de série.
A numeração de chassis do Gurgel X-20 começa em X20770001. O X-15 Lona (com vidros do parabrisa desiguais) começa entre os chassis X20780116 e X20780154. A maior numeração que se tem notícia é X20790230. Os X-20/X-15 Lona costumam estar no documento como os mais diversos modelos: Xavante, X12, X15, X15TR, E500, E500CD e Carajás.
Fonte: Comentário de Maximilian Luppe, numeração de chassis do X-20 78/79 de Aldemir (SP) e numeração de chassis do X-15 jipão de Felipe Oliveira (SP).
Gurgel X-15/G-15:
Os X-15 e G-15 a partir de 1979 tem a seguinte numeração de chassis:
Ex: X1580****;
X15 – modelo (não varia, independente do modelo);
80 – varia conforme o ano de fabricação;
**** – é um conjunto de 4 números correspondente ao número de série.
Entretanto, em 29/05/17, recebemos do amigo Eduardo Bellman (RS), imagens e documentos comprovando um G-15 LCD 4 portas fabricado em 1984, com a numeração de chassis um pouco diferente, sem o número de ano no meio:
Ex: X1514**;
X15 – modelo (não varia, independente do modelo);
14** – é um conjunto de 4 números correspondente ao número de série.
Fonte: Numeração de chassis do Gurgel G-15 CD 1980 de Wagner Rocha (Rio de Janeiro/RJ), Gurgel X-15 TR 1980 de Fernando Camargo (São Paulo/SP), Gurgel G-15 CD 1980 e Gurgel G-15 L CD 1981 de Marcelo San, (SP), Gurgel G-15 1982 de Marcelo Guedes, manual do proprietário do Gurgel L CS 1981 de Vermax Indústria e Comércio de Papéis Ltda (Rio de Janeiro/RJ) e numeração de chassis do Gurgel G-15 LCD 1984 de Eduardo Bellman (RS).
Segundo o amigo Fernando Camargo, o número serial de chassis mais alto para os modelos X-15 e G-15 (todas as versões) seria em torno de 1200, o que leva a crer que a produção combinada tenha sido próxima a esse número, já que em 82 foram fabricadas as últimas unidades dos dois modelos. Mas em 29/05/17 recebemos um número de chassis em torno de 1400, portanto cerca de 200 carros podem ter sido fabricados entre 82 e 84/85, provavelmente somente sob encomenda.
A numeração de chassis do X-15/G-15 está localizada no cofre do motor, numa barra de ferro à esquerda. A plaqueta de fabricação fica em baixo do painel, lado direito, por baixo do porta-luvas aproximadamente.
Fonte: manual do proprietário do Gurgel L CS 1981 de Vermax Indústria e Comércio de Papéis Ltda (Rio de Janeiro/RJ).
Gurgel XEF:
O Gurgel XEF tem a seguinte numeração de chassis:
Ex: XEF01**
Onde:
XEF – modelo;
01** – conjunto de 4 números correspondentes ao número de série.
Fonte: Manual do proprietário de um Gurgel XEF 1986.
Gurgel Carajás:
Oficialmente o Carajás começou a ser produzido em 1984, mas temos pelo menos uma unidade identificada como 1983. Até início de 1988 os Carajás tem seu número de chassis começando com X-15, apesar de nada terem a ver com esse outro modelo. Um já não era mais fabricado em linha quando o outro passou a existir. A formatação do número de chassis também difere um pouco.
Portanto, de 1984 até início de 1988 temos a seguinte numeração de chassis:
Ex: X15100**;
X15 – modelo (não varia, independente do modelo);
100** – é um conjunto de 5 números correspondente ao número de série.
Fonte: Numeração de chassis do Gurgel Carajás 1983 de Daniel Rodrigues (SP), Gurgel Carajás Diesel 1985 de Marcelo Pereira Guedes, Gurgel Carajás Diesel 1985 de Willian Dassow, Gurgel Carajás Diesel 1986 de Ricardo Islabão, Gurgel Carajás 1986 e Gurgel Carajás VIP 1987 de Walter Cestari Filho (RJ), Gurgel Carajás 1987 de Carlos Melo, Gurgel Carajás 1987 de Sebastião Silva (SP), Gurgel Carajás 1987 de José Roberto da Silva Costa (SP), Gurgel Carajás VIP 1988 (fabricado em Jan/88) de Rubayat Franco (RJ).
A partir de 1988, o Carajás (assim como todos os outros veículos fabricados pela Gurgel), passam a ter a numeração começando com 9BU, sendo: 9 = América do Sul (Brasil), B = Brasil, U = Gurgel. Novamente o código de seu modelo começa com X-15, repito, apesar de ser um carro completamente diferente:
– Carajás VIP (X15RXX): 9BUX15RXX*1G*****
– outros modelos de carajás: estamos pesquisando outros modelos do carajás pós-1988 para descobrir se há alguma diferença. Se o seu for diferente, faça um comentário abaixo ou nos envie um email.
Onde:
XXXXX – código referente ao modelo;
* – é uma letra que corresponde ao ano de fabricação: J = 1988, K = 1989, L = 1990, M = 1991, N = 1992, P = 1993, R = 1994;
***** – é um conjunto de 5 números correspondente ao número de série.
ATENÇÃO: É muito comum constar no documento dos Gurgel Carajás que o modelo do veículo é Gurgel/Gurgel X-15. Era um erro comum dos Detrans, influenciado principalmente pela numeração do chassis. A correção da informação é possível, mas não é necessária. Veja mais abaixo os modelos Gurgel cadastrados no Denatram.
Fonte: Numeração de chassis do Gurgel Carajás VIP 1991 de Dionísio Bertuzzo e do Gurgel Carajás VIP 1991 de João Ferraz (SP).
Gurgel Itaipú E-400 (versão elétrica do G-800):
O Gurgel Itaipú E-400, e provavelmente o Gurgel Itaipú E-500, tem a seguinte numeração de chassis:
Ex: E40081000*
Onde:
E400 – código do modelo (não sabemos se varia para o E-500);
81 – varia conforme o ano de fabricação;
000* – é um conjunto de 4 números correspondente ao número de série.
O Gurgel Itaipú E-400 provavelmente tem sua numeração de chassis começando em E400810001.
Fonte: Comentário de Maximilian Luppe (SP).
Se o seu G-800 a gasolina/álcool tiver esse padrão de numeração de chassis, não estranhe: a Gurgel depois de pouco tempo converteu todos os veículos elétricos Itaipú E-400/E-500 para motores a gasolina. Aproveite e nos informe seu número nos enviando um email para podermos confirmar as informações acima.
Gurgel G-800:
O primeiro G-800 foi produzido em 1982. No veículo de chassis 001 temos uma numeração num formato um pouco incomum para a Gurgel, sem os dois dígitos correspondentes ao ano após o código referente ao modelo. Precisaríamos de outros carros do mesmo ano para confirmar. De qualquer maneira, está desta forma:
Ex: G800000*
Onde:
G800 – código do modelo;
000* – é um conjunto de 4 números correspondente ao número de série.
Temos confirmação de um chassis do início de 1988 que segue o padrão dos demais veículos da marca:
Ex: G80087000*
Onde:
G800 – não varia (independente do modelo);
87 – varia conforme o ano de fabricação;
000* – é um conjunto de 4 números correspondente ao número de série.
Fonte: Não temos ainda fontes seguras sobre o modelo. Agradecemos se puder colaborar.
A partir de 1988, o G-800 em geral tem sua numeração de chassis começando com 9BU, sendo: 9 = América do Sul (Brasil), B = Brasil, U = Gurgel.
– G-800 (G800XX): 9BUG800XX*1G*****
Onde:
XXXXX – código referente ao modelo, não sabemos se varia dependendo da versão;
* – é uma letra que corresponde ao ano de fabricação: J = 1988, K = 1989, L = 1990, M = 1991, N = 1992, P = 1993, R = 1994;
***** – é um conjunto de 5 números correspondente ao número de série.
Fonte: matéria da revista Oficina Mecânica enviada por João Ferraz e post de Kassius no fórum Gurgel 800.
Segundo o manual de serviços para as autorizadas do Gurgel BR-800 (sem data), o código do chassis se refere: 9BU (símbolo do fabricante), BR (prefixo do tipo), 800 (tipo), K (ano de produção), 1 (ano do modelo), G (centro de produção), 00001 (número de série).
Gurgel BR-800/Supermini/Motomachine:
Iniciam sempre com 9BU, sendo: 9 = América do Sul (Brasil), B = Brasil, U = Gurgel
– BR-800 Sedan (BR800S): 9BUBR800S*1G*****;
– BR-800 Furgão (BR800F): 9BUBR800F*1G*****;
– Supermini (BRSSAA): 9BUBRSSAA*1G*****;
– MotoMachine (MM800M): 9BUMM800M*1G*****;
Onde:
XXXXXX – código referente ao modelo;
* – é uma letra que corresponde ao ano de fabricação: J = 1988, K = 1989, L = 1990, M = 1991, N = 1992, P = 1993, R = 1994, S = 1995, T = 1996;
***** – é um conjunto de 5 números correspondente ao número de série.
Fonte: Post de Fernando João no fórum Gurgel 800, numeração de chassis do Supermini 1993 de Ricardo Islabão.
Segundo o manual de serviços para as autorizadas do Gurgel BR-800 (sem data), o código do chassis se refere: 9BU (símbolo do fabricante), BR (prefixo do tipo), 800 (tipo), K (ano de produção), 1 (ano do modelo), G (centro de produção), 00001 (número de série).
No BR-800, a numeração do chassis se localiza no tubo vertical do berço do motor (segundo o Manual de Serviços para as autorizadas, sem data). Pelo manual do proprietário pode-se ver que esse número fica numa barra ao lado do reservatório do limpa-vidros, lado direito (do veículo, esquerdo de quem olha pela frente) O número do motor enertron fica gravado no bloco, ao lado da vareta de óleo (mesma fonte). A plaqueta de identificação do veículo se encontra no compartimento do motor, do lado direito (do veículo, esquerdo de quem pela frente), junto ao “Spring Shock” (conjunto mola/amortecedor), onde estão gravados além do número do chassis, os dados do peso bruto total e por eixo do veículo (mesma fonte).
No Gurgel BR-800 a numeração começa em 9BUBR800SJ1G01001, com os anos variando entre 1988 (J) a 1991 (M). A maior numeração que se tem notícia é 9BUBR800SM1G07100. A curiosidade é a variação do código do modelo “F”, os raríssimos furgões (como os produzidos para teste dos correios).
Já no Supermini a numeração começa em 9BUBRSSAAN1G10001, com os anos variando entre 1992 (letra N) a 1996 (letra T). A maior numeração que se tem notícia é 9BUBRSSAAT1G12148.
Para o Motomachine a numeração do chassi começa em 9BUMM800MM1G01001. Até onde se sabe, todos os chassis de MM são do ano 1991 (letra M), com excessão de 1, que tem a letra N indicando o ano. A maior numeração que se tem notícia é 9BUMM800MM1G01156.
Fonte (3 parágrafos acima): Comentário de Maximilian Luppe.
TEM UM NÚMERO DE CHASSIS DIFERENTE DOS REGISTRADOS ACIMA? ENTRE EM CONTATO NOS MANDANDO UM EMAIL!
Modelos Gurgel cadastrados no Denatran:
É bastante comum termos o documento de um Gurgel com o modelo incorreto cadastrado, em especial nos modelos mais antigos. Para auxiliar na tentativa de corrigir tal informação, segue abaixo a lista dos modelos cadastrados no Denatran, enviada por Walfredo Gustavo (Antigos de Itaipú/RJ). Se em algum carro estiver errado o documento e estiver nessa lista, foi erro do Detran do estado e pode ser corrigido. Alguns modelos não foram cadastrados e não tem como ser incluídos, como o Gurgel QT de 1970.
CÓDIGO / DESCRIÇÃO
105201 GURGEL/BR 800
105202 GURGEL/BR 800 SL
105203 GURGEL/BR 800 SEDAN
105299 GURGEL
105399 GURGEL/G15
105401 GURGEL/X12 CA
105402 GURGEL/X12 L
105403 GURGEL/X12 RM
105404 GURGEL/X12 TR
105405 GURGEL/X12 TR TOCANTINS
105406 GURGEL/X12 TR PLUS
105407 GURGEL/X12 TOCANTINS L
105408 GURGEL/X12 TOCANT. L PLUS
105409 GURGEL/TOCANTINS TR LE
105410 GURGEL/TOCANTINS TR PLUS
105411 GURGEL/TOCANTINS LN LE
105412 GURGEL/TOCANTINS LN PLUS
105413 GURGEL/X12 TOCANT.CARIBE
105414 GURGEL/X12 TOCANT. PLUS
105415 GURGEL/X12 TOCANTINS LE
105499 GURGEL/X12
105501 GURGEL/X15 TR
105599 GURGEL/X15
105699 GURGEL/XEF
105799 GURGEL/XAVANTE
125301 GURGEL/CARAJAS LE
125302 GURGEL/CARAJAS PLUS
125303 GURGEL/CARAJAS VIP
125399 GURGEL/CARAJAS
130899 GURGEL/280
146101 GURGEL/MOTOMACHINE
146201 GURGEL/SUPERMINI
146202 GURGEL/SUPERMINI BR SL
146203 GURGEL/SUPERMINI BR L
202401 GURGEL/E 500 CD
202402 GURGEL/E 500 CS
202403 GURGEL/ITAIPU E500
202404 GURGEL/ITAIPU E500 CD
202405 GURGEL/ITAIPU E400 CD
202406 GURGEL/ITAIPU E400 CS
202499 GURGEL/E 500
202501 GURGEL/G 800 CD
202502 GURGEL/G 800 CS
202503 GURGEL/G 800 CS LE
202504 GURGEL/G 800 CD LE
202599 GURGEL/G 800
206499 GURGEL/BR 800
215999 GURGEL/XAVANTE
Fontes: Fórum Gurgel800, Denatran, Manuais dos modelos de anos variados, informações de proprietários dos modelos citados.
Texto e dados levantados com a colaboração de: Francisco Branco, Maximilian Luppe (SP), Celso Flores Fernandes, Felipe Olivani (São Paulo/SP), Antônio Augusto Baetz Buzzato, João Ferraz e Walfredo Gustavo (Antigos de Itaipú/RJ).
Comentários