Originalidade – Manual de Retrovisores Externos

Dicas:

        Os retrovisores MB 1111 1964-1970, equiparam caminhões Mercedes-Benz fabricados nesse intervalo de tempo (modelos 1111, 1113 e L-1313) e eram fabricados pela IAM, que alega não ter como retomar a fabricação dos mesmos. Não conseguimos encontrar eles a venda atualmente, se alguém encontrar por favor nos avise!

        Os retrovisores originais para o BR-800 (parecidos com o do Fiat Uno da mesma época), também não são mais fabricados. Não temos uma sugestão de adaptação ainda, agradecemos avisar se tiver alguma sugestão que tenha dado certo.

        Abaixo temos os contatos de fornecedores que você pode contactar para tentar comprar alguns dos modelos ainda existentes no mercado:
– Site VwAntigo.com;
– Site Acessórios Gurgel

 

Modelos por tipo:

retrovisor-raquete-cromado-direitoModelo: Raquete cromado, equipou Fusca 1300, 1500, 1600 / Cód. VW 113.857.501.1 / Foto: Loja virtual www.vwantigo.com

retrovisores-brasiliaModelo: Brasília em plástico preto / Cód. VW ? / Foto: Loja virtual www.vwantigo.com

retrovisor-plasticoModelo: Fusca em plástico preto / Cód. VW ? / Foto: Loja virtual www.vwantigo.com

retrovisor-kombi-clipperModelo: Kombi Clipper em plástico preto / Cód. VW ? / Foto: Internet

Retrovisor-MB-1111-1964-1970Modelo: MB 1111 1964-1970 / Cód. MB: ? / Fabricante IAM / Foto: Filckr de Felipe Olivani

retrovisor-superminiModelo: Supermini em plástico preto, equipou VW Gol 1000 92 a 96 (fixo)/Cód. VW ?/Foto: site www.gurgel800.com.br

 

Modelo por veículo Gurgel:

Macan Gurgel 1200 (versões Ipanema, Enseada, Augusta e Xavante) 1966: Não encontramos fotos com resolução suficiente para determinar.

Gurgel QT 1968-1971: Retrovisor raquete cromado, somente do lado do motorista. GurgelQT-1969-1971Foto: folheto de fábrica. Fonte: folheto de propriedade de Walfredo Gustavo (Itaipú/RJ)

Bugato: Não aparece com retrovisor em nenhuma das fotos. Sugerimos o raquete cromado, somente do lado do motorista.

Xavante XT e XTR 1972-1973: Retrovisor raquete em plástico preto, somente do lado do motorista.XavanteXT-1972Foto: Folheto de fábrica do Xavante XT 1972. Fonte: Acervo de Walfredo Gustavo (Itaipú/RJ)
XavanteXT-1973Foto: Folheto de fábrica do Xavante XT 1973. Fonte: Acervo de Walfredo Gustavo (Itaipú/RJ)

Xavante XTC 1974-1975: Retrovisor raquete cromado, somente do lado do motorista. XavanteXTC-1974-1975Foto: Fotos de fábrica / Fonte: Ebay/Loja Autolit.com

X-10 1975-1978: Retrovisor raquete cromado, somente do lado do motorista. XavanteX-10-1975-1978Foto: Folheto de fábrica / Fonte: Ebay / Loja Autolit.com

X-12 L (da 1ª Fase) 1976-1978: Retrovisor raquete cromado, somente do lado do motorista. X-12-L-1976-1978Foto: Folheto de fábrica voltado para exportação / Fonte: Folheto de propriedade de Francisco Branco.

X-12 TR (da 2ª Fase) anos 1976-1978: Retrovisor raquete cromado ou em plástico preto. x12tr1976-1Foto: Revista Quatro Rodas de Outubro de 1976

X-12 E (da 1ª Fase) 1979: Retrovisor raquete em plástico pintado na cor marrom da carroceria. X-12-E-1979Foto: folheto de fábrica / Fonte: site www.gurgelbrasil.com.br

X-12 TR e L (da 3ª Fase) 1979: Retrovisor raquete cromado. No modelo TR foi aplicado nas versões em que o retrovisor vai fixado na carroceria, e não na porta. X-12-L-1979Foto: folheto de fábrica de 1979 / Fonte: Acervo de Walfredo Gustavo (Itaipú/RJ)

X-12 TR e L (da 3ª Fase) 1980-1981: Retrovisor da Brasília em plástico preto. No modelo TR foi aplicado nas versões em que o retrovisor vai fixado na porta, e não na carroceria. X-12-1979-1982Foto: folheto de fábrica de 1981 / Fonte: acervo de Walfredo Gustavo (Itaipú/RJ)

X-12 TR e L (da 4ª Fase) 1982-1986: Retrovisor do Fusca em plástico preto. X-12-TR-1982-1984Foto: folheto de fábrica / Fonte: Folheto de propriedade de Francisco Branco.

X-12 TR e L (da 4ª Fase) 1987-1989: Retrovisor da Kombi Clipper em plástico preto. X-12-L-1987Foto: folheto de fábrica / Fonte: Folheto de propriedade de Francisco Branco.

Tocantins TR e L 1989-1991: Retrovisor da Kombi Clipper em plástico preto. Tocantins-TR-1988-1990Foto: folheto de fábrica / Fonte: Facebook, comunidade Gurgel Guerreiro

X-20 (da 1ª Fase) 1976-1977: Retrovisor raquete cromado, em ambos os lados. X-20-1977Foto: foto de divulgação da fábrica / Fonte: site Cachalote

X-20 (da 2ª Fase) 1978-1979: Retrovisor MB 1111 1964-1970 prateado. X-20-1979Foto: folheto de fábrica / Fonte:

X-15 1978-1982: Retrovisor MB 1111 1964-1970 prateado. X-15-1979Foto: folheto de fábrica / Fonte:

G-15 1979-1982: Retrovisor MB 1111 1964-1970 prateado. G-15-L-2Foto: folheto de fábrica / Fonte:

G-800 da “1ª Fase” (Faróis redondos): Retrovisor MB 1111 1964-1970 prateado. G-800-CDFoto: folheto de fábrica / Fonte:

G-800 da “2ª Fase” (Faróis retangulares): Retrovisor MB 1111 1964-1970 preto. G-800-CSFoto: folheto de fábrica / Fonte: Internet

XEF: Retrovisor do Fusca em plástico preto. XefFoto: Revista Motor 3 de Agosto de 1983 / Fonte: site Cachalote

Carajás (1986-1987): Retrovisor MB 1111 1964-1970 na cor preta. Retrovisor-Gurgel-Carajas-01Foto: foto de divulgação de fábrica / Fonte: site Blog do Carajás

Carajás (1987>): Retrovisor da Kombi Clipper em plástico preto. CarajasFoto: foto de divulgação de fábrica / Fonte: site Cachalote

BR-800 1988-1991: Os espelhos originais assemelhavam-se aos do Fiat Uno da época, mas eram modelos exclusivos e não são mais produzidos. Adaptações ?? (alguns sugerem o do Fiat Uno, mas não confirmamos se dá pra adaptar). BR-800 retrovisorFoto: folheto de fábrica / Fonte: folheto de propriedade de Francisco Branco (Rio de Janeiro/RJ)

Motomachine 1990-1992: Nos primeiros modelos foi utilizado o espelho retrovisor em plástico preto da Kombi Clipper. Depois, passou a utilizar espelhos iguais aos do BR-800, que assemelhavam-se aos do Fiat Uno da época, mas eram modelos exclusivos e não são mais produzidos. Adaptações ?? MotomachineFoto: folheto de fábrica / Fonte: Folheto de Francisco Branco.

Supermini 1992-1995: VW Gol 1000 92 a 96 (fixo), com possível adaptação do modelo VW Gol CL 92 a 96. SuperminiFoto: folheto de fábrica / Fonte: Folheto de Francisco Branco.

 

Editado por: Francisco Branco

Colaborações: Grupo “Gurgel Motores” no Facebook (Rodolfo Faria, Cassiano da Silva Mendonça), Grupo “Gurgel Guerreiro” no Facebook (William Dassow).

Dados e fotos: “Lista de peças equivalentes” do Site www.gurgel800.com.br, site Cachalote e galeria Flickr de Felipe Olivani.