Originalidade – Molas Originais Gurgel

Linha Urbana (BR-800, Supermini, etc.):

BR-800:
Na dianteira do BR-800 temos balança com amortecedor tipo “spring shock”. O amortecedor é recuperável (acesse aqui um tutorial no site Gurgel 800), ou pode ser remanufaturado/encomendado em empresas especializadas como a Autoparsul (www.autoparsul.com.br).
Na traseira do BR-800 temos feixe de molas, que podem ser reparados em casas de molas (procure informação em casas de molas de caminhão). O amortecedor traseiro, segundo a “lista de peças equivalentes” do site Gurgel 800, é o mesmo da Brasília e Fusca 1600.
Clique nos links a seguir para visualizar o catálogo de peças de 1989 referente à suspensão dianteira, amortecedor dianteiro spring-shock, e suspensão traseira, disponíveis no site Gurgel 800.

Supermini:
O amortecedor do Supermini (e BR-800 a partir de 1991) é diferente do BR-800 1989-1990, sua manutenção deve ser feita por empresa especializada. Pode ser remanufaturado/encomendado em empresas especializadas como a Autoparsul (www.autoparsul.com.br).
As molas espirais dianteiras e traseiras podem ser feitas sob encomenda (medidas abaixo) em empresas que fazem molas espirais. A mola plana traseira está disponível na Acessórios Gurgel, e pode ser feita em casas de molas especializadas como a Molas Kuzma.
Clique nos links a seguir para visualizar o catálogo de peças de 1992 referente à suspensão dianteira e suspensão traseira, disponíveis no site Gurgel 800.

Linhas X e G (X-12, G-15, etc):

Molas dianteiras:

Os Gurgel da linha X e G, usam molas dos veículos similares da linha VW. Para fazer sua manutenção/substituí-las, dirija-se a qualquer local especializado neste tipo de suspensão (Kombi e Fusca).

Lembre-se sempre de engraxar sua suspensão em intervalos regulares. O manual sugere “a cada 2.500 km, com graxa universal a base de lítio”, ou após utilização intensa (off-road por exemplo). Caso a suspensão entre em contato com água (travessia de rios, etc), você deve engraxar também sua suspensão. É rápido e barato, pode te poupar bastante dinheiro em manutenções e elimina um monte de barulhos.

Molas traseiras:

Apesar de usar conjunto de supensão dianteira e caixa iguais às de modelos similares da VW, os Gurgel tem suspensão traseira utilizando molas helicoidais. As molas para os Gurgel eram feitas sob medida, próprias para as cargas e aplicações do veículo. A Gurgel nunca se utilizou de molas de outros veículos (apesar de um monte de gente sugerir molas de chevette, de opala “invertida”, etc). Não há uma mola de outro veículo que sirva em um Gurgel sem comprometer dirigibilidade e conforto.

O primeiro passo é achar o seu modelo na tabela abaixo, disponibilizada na internet pelo Clube Gurgel Amigo, de Recife/PE:

GURGEL – MOLAS SUEDEN – CATÁLOGO DE APLICAÇÃO
REF. Nº.ORIGINAL VEÍCULO ANO APLIC Ø FIO Ø EXT. ALTURA Nº ESP
S-601 501.004-1 GURGEL XAVANTE ATÉ X-12 68/… TRAS. 12,50 100,40 312,00 9,50
S-602 501 017-1 PICKUP GURGEL G-15/G-800 80/… TRAS. 14,00 116,00 370,00 10,00
S-603 1 501 011-1 GURGEL XEF 80/… TRAS. 12,50 100,40 270,00 8,50
S-604 501 034-1 GURGEL TOCANTINS 89/… TRAS. 12,50 100,40 290,00 8,50
S-605 2 501 013-1 JIPE GURGEL CARAJÁS 86/… TRAS. 13,44 115,00 385,00 11,98
S-606 CBG-411.000 GURGEL BR-800 89/91 DIANT. 11,00 97,50 224,00 6,75
SUPERMINI 91/95 DIANT. 11,00 97,50 224,00 6,75

AVISO 1: IMPORTANTE! MEÇA SUAS MOLAS E COMPARE COM AS MEDIDAS DESTA TABELA ANTES DE MANDAR FAZER. NÃO VERIFICAMOS AS INFORMAÇÕES DA MESMA! 

AVISO 2: NA DÚVIDA, FAÇA NA MAIOR MEDIDA DISPONÍVEL, E VÁ CORTANDO ATÉ A ALTURA IDEAL. AS RODAS NÃO DEVEM FICAR MUITO FECHADAS, POIS HÁ O RISCO DE INSTABILIDADE E ATÉ CAPOTAMENTO EM CURVAS.

AVISO 3: O SISTEMA DE CAIXA ORIGINAL DOS GURGEL NÃO PERMITE AUMENTO DE ALTURA. AS HIPÓTESES SÃO O AUMENTO DE PNEUS (TEMOS PÁGINA FALANDO SOBRE ISSO) OU A NÃO RECOMENDADA ADAPTAÇÃO DE SUSPENSÃO IRS DA KOMBI.

Com a informação em mãos, dirija-se a um fabricante de molas espirais de sua preferência. É importante conferir as medidas, além de não alterar as mesmas, para evitar fechamento excessivo das rodas (no caso dos X-12/Tocantins).

No Rio de Janeiro, indicamos a Molas Tigre (www.molastigre.com.br). O par, custa R$ 168,00 (julho/2010), e eles enviam para todo o Brasil via transportadora. Aqui vai uma observação: Insista nas medidas que constam da tabela acima, pois existem diferenças entre os modelos de X-12!

Se surgir alguma dúvida, ou se alguma informação daqui estiver incorreta, não hesite em nos contactar!