Evolução do Xavante XTC, deu origem ao X-12 “Fase 1”.
Matéria de lançamento na revista 4 Rodas de Julho de 1975, figurando da lista “Mercado de Automóveis” da mesma revista até Setembro de 1977, quando provavelmente deixou de ser produzido. Foi produzido em paralelo com os modelos X-12 “Fase 1” (capota de lona) e X-12 “Fase 2” (teto rígido) por quase dois anos.
É facilmente confundido com seu antecessor (Xavante XTC) e sucessor (X-12 fase 1). Como diferenciar? Abaixo seguem algumas características únicas deste modelo:
1 – Parachoques dianteiro e traseiro de fibra, integrado à carroceria (no XTC eram de ferro, um pouco afastado)
2 – Entrada de ar logo atrás da porta (no XTC ficava no final da carroceria)
3 – Ressalto PARA DENTRO no local de fixação da lanterna traseira (no XTC o ressalto é para fora, no X-12 Fase 1 deixou de ser necessário com a mudança da carroceria)
4 – Tem o ressalto PARA DENTRO para fixação do guincho (no XTC não tinha o ressalto)
5 – Tampa do motor passa a ter entradas de ar (no XTC não tinha)
O estepe passa para dentro do porta malas, sob o capô (que tem o formato da roda) O pára-choque dianteiro é de fibra, incorporado ao veículo, só a parte central em frente ao guincho é de aço, aumentando o ângulo de entrada. A carroceria ganha o vão para guincho, que passa a ser fixado em dois pontos. O tanque de combustivel fica mais para trás, para caber o estepe dentro do capô.
Na traseira o pára choques também é incorporado, e ele ganha dois pontos fixados no monobloco para adaptar ganchos de reboque. Melhor suspensão traseira com menor cambagem. As tomadas de ar para o motor antes colocadas no final da lateral, passam a ficar entre a porta e o pára-lama traseiro, evitando a poeira da tração da roda. Motor fica um pouco mais para trás, e ganha nova chapa protetora do cárter. O console se prolonga até a base do banco traseiro, aumentando a resistência da estrutura do jipe. As alavancas do seletraction ficam mais para trás, facilitando seu manuseio. O limpador de pára brisa ganha duas velocidades. Bancos da frente passam a ter travas.
Especificações Técnicas:
Comprimento: 3,50 metros, largura: 1,63 metros, altura: 1,45 metros, distância entre eixos: 2,04 metros, bitola dianteira: 1,305 metros, traseira: 1,288 metros, altura livre: 20 cm, ângulo de entrada: 47º e saída: 23º. Peso: 780 kg.
Fotos: revista Quatro Rodas, julho 1975.
Quer ver mais alguns X-10? Temos alguns em diversos estados de conservação em nosso Blog Gurgel à Vista!
Fontes: Acervo Digital da Revista Quatro Rodas, Internet.
Texto e dados levantados com a colaboração de: Francisco Branco e Moa de Santos/SP.
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