O Gurgel X-12 (provavelmente o mais conhecido modelo da Gurgel) surgiu de uma encomenda das Forças Armadas que consistia em um veículo que atendesse melhor suas exigências, o que não fora integralmente atendido pelo único modelo então em produção, o Xavante X-10.
Fonte: Foto de divulgação da fábrica do modelo X-12 / Autolit – site Ebay.com
Para atender as referidas exigências, foi desenvolvido um novo veículo com maior autonomia, maiores ângulos de ataque e saída e maiores reforços estruturais. Surge o Xavante X-12.
Matéria de lançamento na revista Quatro Rodas de Dezembro de 1975. Permaneceu em produção, em conjunto com o modelo X-12 TR “Fase 2” e o modelo X-10 até 1978.
Fonte: Folheto de divulgação da fábrica / Autolit – site Ebay.com
O X-12 não foi, como a maioria das pessoas pensa, uma nova versão do X-10, para substituí-lo. Era um modelo diferente, sendo que o X-10 ainda continuava a ser fabricado. O X-12 é 20 cm mais curto (passou de 3,5 m para 3,3 m) e sua capota mais alta, dando a aparência de um Xavante mais compacto. Ficou mais confortável para os passageiros de trás. Seus pára-choques são mais altos, e ele é 30 kg mais leve. Volta a ter apenas 1 farol de cada lado, protegidos por uma grade, e ganha pneus maiores, agora 7.35×15. Os bancos ganham trava no encosto e novo sistema de regulagem. Por ser mais alto, uma exigência do exército, aumentou o ângulo de ataque para 56 graus e o de saída para 34 graus. Teve o chassi reforçado. A pintura da parte interna do jipe, que até aqui era feita com a mesma cor que a de fora, passa a ser preta. Na traseira possui um vão no lado direito para a utilização de um superfiltro ou encaixe de radiotransmissor (no uso militar) e galão reserva de 20 litros do lado esquerdo. Esse espaço implicou na diminuição da capota em relação ao X-10. Esse galão foi feito para a versão Militar, e acabou sendo também incorporado na versão civil. Em 1975 só era feito para o exército, passou a ser vendido para o público civil só no final do ano. Como opcional, vinha com pá presa na porta.
Fonte: Foto de divulgação da fábrica do X-12 Militar / Autolit – site Ebay.com
Em primeiro olhar, é possível quase não notar diferenças para o X-10. Entretanto, ao ver de perto, é possível notar que se trata de um carro mais curto, pois foram eliminadas as “zonas mortas” (sobras da carroceria antes do eixo traseiro e depois do eixo dianteiro) para proporcionar maiores ângulos de ataque e saída.
Fontes: Acervo Digital da Revista Quatro Rodas, Internet.
Texto e dados levantados com a colaboração de: Rodolfo Faria e Moa de Santos/SP.
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