Modelos – Gurgel X-20 (1976-1979)

 

Primeira aparição na revista 4 Rodas de Novembro de 1976 (pág. 70), numa matéria sobre o Salão do Automóvel.

Um jipão para qualquer terreno, com grande área para cargas ou pessoas. A idéia original era criar uma ambulância militar, mas foi se ampliando. Foi lançado no Salão do Automóvel de 1976.

Teve 3 fases, sendo o Protótipo de 1976, o Fase 1 de 1977 e 1978 e o Fase 2 de 1978 a 1979.

As modificações da fase 1 para a fase 2 são:
1 – Em cima do pára-choques frontal, a parte estreita da frente, perde os dois piscas, ficando só os de baixo do pára-choques. 2 – Deixa de ter uma reentrância no centro desta mesma parte, ficando reto.
3 – Ao invés de espelhos retrovisores laterais do tipo “raquete” do fusca, usa espelhos maiores.
4 – Deixa de ter os emblemas da Gurgel nas laterais, após as portas.

Comprimento: 3,68 metros; Largura: 1,8 metros; Tanque: 80 litros; Peso: 1.000 kg.

Apareceu na lista “Mercado de Automóveis” de Julho a Setembro de 1977.

Foto: Salão do Automóvel de 1976 (revista 4 Rodas).

Fotos: Panfleto promocional – Fase 1.


CS.
Foto: Catálogo de Fábrica de 1979 (fase 2).

Manutenção.
Foto: Catálogo de Fábrica de 1979 (fase 2).

Transporte de Pessoal.
Foto: Panfleto Promocional (fase 1).

Plataforma Militar tipo 1.
Foto:

Plataforma Militar tipo 2.
Foto:

Fontes: Acervo Digital Revista 4 Rodas, Internet.
Texto e dados compilados com a colaboração de: Moa de Santos/SP.