Trata-se de um projeto de um esportivo urbano de 2 lugares (U-urbano, 2-2 lugares), desenvolvido pela Gurgel no fim de 1989, como uma das alternativas para o recém lançado BR-800. A linha incluiria também uma minivan (houve um protótipo exposto na Transpo 1989) e outros utilitários, como um furgão (2 unidades chegaram a ser fabricadas para os correios), picape (se tem notícia de 1 unidade fabricada) e jipe (o supermini teve uma rara versão “cross”).
Acredita-se se tratar do “pai” do Gurgel Motomachine, fabricado em 1991, cujo design é um pouco diferente, mas tem o mesmo conceito.
O novo esportivo urbano é um dos projetos mais ambiciosos. – Fonte Jornal do Brasil de 09/12/1989.
Provavelmente seria montado com o mesmo conjunto de propulsão do BR-800, mas não com o mesmo chassis, devido à proposta de ter uma só porta, que abriria de trás para frente, levantando toda a capota automaticamente. Seria mais veloz que o BR-800, para somente dois passageiros, com design futurista e forma ovalada. Segundo matéria do Jornal O Estado de São Paulo de 12/12/1989 ele seria lançado em dezembro de 1990.
Protótipo do U2 apresentado ontem, em Rio Claro: no mercado, em dezembro do próximo ano. – Fonte: Jornal O Estado de São Paulo de 12/12/1989.
Até onde se sabe, não foi desenvolvido um protótipo fiel à maquete. Recentemente foram enviadas fotos da maquete, de propriedade de um colecionador que não quis se identificar.
Fonte: fotos enviadas por Fábio Evangelista para o grupo Gurgel Guerreiro no facebook.
Mencionado em matérias do Jornal do Brasil de 09/12/1989 e do Jornal O Estado de São Paulo de 12/12/1989.
Texto: Francisco Branco.
Fontes: Matérias de Jornal enviadas por Maximilian Luppe para o Grupo Gurgel Guerreiro no Facebook, fotos atuais enviadas por Fábio Evangelista para o grupo Gurgel Guerreiro no facebook.
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