Um popular com jeito de jipe, uma tendência de moda aprovada depois de 10 anos, quando as montadoras no Brasil passam a fabricar “jipes de mentira”, como Ecosport, CrossFox, Palio Adventure, Celta Off Road, etc.. Mas ao mesmo tempo, são duas Vans carros que geram grande confusão e controvérsia. São quase idênticas, mas com funções distintas.
O Supermini SLX seria uma versão mais sofisticada, enquanto que o SuperCross teria o apelo esportivo. A diferença mais fácil de verificar entre os dois é que o SLX tem teto solar, enquanto que o SuperCross, não. Não se sabe ao certo quantos foram fabricados, mas podemos afirmar que há pelo menos dois, um de cada.
Uma das primeiras aparições deste modelo ocorreu no Salão do Automóvel de 1992. Na foto abaixo podemos notar claramente a presença do SuperCross amarelo e, ao fundo, a traseira de outro SuperCross. Observe a ausência de teto solar em ambos. Nesta foto também temos o Supermini Plus entre ambos.
Fonte: Desconhecida/Salão do automóvel de 1992
O SuperCross amarelo aparece em material publicitário da Gurgel, conforme mostram as fotos abaixo. Este é o que aparece no Salão do Automóvel e uma característica importante é que não há tampa traseira e o vidro traseiro tem seu acionamento elétrico. Algo que deve ser observado é a posição elevada do estepe.
Fonte: Folheto publicitário da Gurgel
Atualmente, o SuperCross amarelo é de propriedade de Nuno Cadete. Abaixo temos uma foto que mostra a abertura da tampa traseira.
Fonte: Acervo pessoal de Maximillian Luppe
O Supermini SLX, está atualmente com o médico dr. César Bastidas Martinez. Uma das primeiras aparições deste carro é na 4R nº 415, de fevereiro de 1993. Observe a TRASEIRA dele no lado esquerdo da foto abaixo. Esta foto, aliás, é do Supermini 1995 (protótipo de evolução do Supermini) que, apesar de se parecer com o Supermini SLX (também tem teto solar), não tem nada a ver com o mesmo. É um carro totalmente diferente. Observe também a inscrição “PRODUTO BRASIL” na lateral.
Fonte: Revista Quatro Rodas nº 415, de fevereiro de 1993.
Outras aparições do Supermini SLX foram nas revistas Antigos de Garagem (já com as faixas) e Unidas (revista da locadora de carros Unidas), abaixo, onde junto ao saudoso Gurgel também temos o Supermini Plus. Na revista Quatro Rodas Clássicos de Março de 2006, há também uma menção ao modelo “V”LX (erro de digitação provavelmente).
Fonte: Revista Antigos de Garagem (nº/mês/ano desconhecidos).
Fonte: Revista da locadora Unidas (nº/mês/ano desconhecidos).
Abaixo temos a foto obtida pelo Gurgel Clube (cortesia de Mário – Ex-concessionário Gurgel Motrix – Petrópolis/RJ), onde podemos notar claramente a inscrição BR-SLX.
Fonte: Foto publicitária Gurgel/Acervo de Mário, ex-concessionário Gurgel Motrix.
Em 2014, Ricardo Gurgel publicou no seu flickr diversas fotos que provavelmente vieram do acervo da extinta fábrica, que podem ser vistas abaixo.
Protótipo Gurgel Supercross – Fonte: Flickr de Ricardo Gurgel
Protótipo Gurgel Supermini SLX – Fonte: Flickr de Ricardo Gurgel
Protótipo Gurgel Supermini SLX – Fonte: Flickr de Ricardo Gurgel
Nosso colaborador Maximillian Luppe fez uma foto montagem comparado o Supermini SLX ao Supercross Militar, onde podemos notar algumas diferenças entre os modelos, mostrando que provavelmente são carros diferentes.
Comparativo Gurgel Supercross Militar e Supermini SLX – Fonte: Montagem por Maximillian Luppe.
Quantos serão? Temos confirmação da existência do Supercross amarelo, do Supermini SLX vinho (atualmente com faixas laterais verdes) e do Supermini 1995 (janelas traseiras ovais), atualmente na cor azul com listras brancas. Essas alterações de cores foram feitas pela Gurgel antes da venda dos protótipos até onde sabemos. Será que o Supercross Militar também existe?
Fontes: Acervo digital da Revista Quatro Rodas, Internet.
Texto e dados levantados com a colaboração de: Francisco Branco, Maximillian Luppe.
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