Caderno Carro e Moto – Página 5
Modelos: projeto linha BR-800, projeto Gurgel U2
Gurgel anuncia plano trienal – Projetos incluem desenvolvimento da linha BR-800
Ao comemorar um ano de lançamento do BR-800, único carro com motor totalmente fabricado no Brasil, a Gurgel planeja para o futuro. Além da retrospectiva de 1989 que fará segunda-feira para a imprensa, o empresário João Augusto Conrado do Amaral apresentará seus planos para os próximos 3 anos, que incluem a produção de uma família completa de veículos da linha BR-800.
Confiante na boa receptividade do seu produto e seguindo a tradição de colocar utilitários no mercado, Gurgel está aumentando as instalações da fábrica de Rio Claro, a 171 quilômetros de São Paulo, onde pretende fabricar mais quatro modelos do BR-800: uma van, um jipe, uma pick-up e um furgão. A van, modelo pouco maior que o BR-800 original, começa a ser produzido em setembro.
Táxi – Um dos projetos da Gurgel em fase de testes é a utilização da van como táxi, com a peculiaridade de uma porta direita abrindo para trás. O passageiro, assim, entra diretamente no banco traseiro. O banco do co-piloto é eliminado e o espaço fica disponível para a bagagem, como nos taxis de antigos fuscas.
Projeto mais ambicioso do Amaral Gurgel, ainda na maquete, é a fabricação do um carro esportivo urbano, modelo mais veloz que o BR-800, para dois passageiros, com design futurista e forma ovalada. Gurgel quer entrar para a história como o autor de um carro com estilo arrojado, mas que seja também econômico. A maior novidade consiste no fato de ter apenas uma porta, que abre de trás para frente, levantando toda a capota automaticamente.
Com o Centro Técnico de lnformática de Campinas, a Gurgel está começando a desenvolver projetos para a fabricação de carros com Injeção Eletrônica e um painel, também eletrônico que possibilite ao passageiro obter informações sobre velocidade, rotação do motor e até checagem total do veículo.
Antipatia – Apesar de já ter investido US$ 20 milhões em pesquisas, Amaral Gurgel não simpatiza muito com a excessiva instalação de componentes eletrônicos em seus modelos. “Um carro econômico não pode ter essa parafernália eletrônica que estão colocando nos carros sofisticados hoje em dia. Isso encarece o veiculo e dificulta a manutenção”, opina o empresário, para quem, no futuro, o carro será elétrico.
No momento não há necessidade no Brasil de se produzir carros sofisticados. Estamos ainda na fase da motorização e não da sofisticação – argumenta. Segundo Gurgel, tecnologia desenvolvida não é necessariamente fazer coisas complicadas. “Uma asa delta pode ter mais tecnologia do que um teco-teco: ela precisa voar sem motor. Um painel cheio de botões, que até fala, não significa mais tecnologia e sim um monte de entulho”, afirma.
Nada irrita mais o empresário do que falar em carros movidos a álcool. Amaral Gurgel vai logo disparando sua metralhadora giratória e se declara o inimigo número um do Proálcool. “É o pior programa energético do mundo, responsável por 80% da crise que o país vive”, exagera. Ele acha que o álcool é muito poluente e só deveria ser usado como aditivo para a gasolina. E faz críticas severas à politica do programa, como: “Estamos dando preferência criminosa à alimentação dos carros ao invés de alimentar o povo”, se exalta. Além disso, cita estudos para culpar os aldeídos, substância liberada com a queima do álcool, de serem os principais responsáveis pela destruição da camada de ozônio.
Fonte: Enviado por Maximilian Luppe
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