Olá,
Esse é o carro que está no post da Páscoa (24 de abril). A revista é de maio de 1990 e o carro foi emprestado pelo seu proprietário alemão (a Gurgel não exportou para o Reino Unido). Ao contrário do atual proprietário e da agência que o vendeu, a revista diz que a conversão da direção para o lado direito foi feita pelo antigo proprietário. Hum…
No mais, a revista faz elogios ao desempenho do carro e termina dizendo que “it´s just a pity that they are not avaliable over here” (é uma pena que eles não estejam à venda por aqui).
Abraços,
Recapitulando:
Xavante X-12: é o “fase 1”, chamado assim até 1977, pois o nome Xavante foi retirado em 1978.
Xavante X-12 TR: “fase 2” até 1977. Após 1978, apenas X-12 TR.
X-12 E: “E” de exportação. É o “fase 1” similar aos exportados, com certo apelo militar e o único fase 1 com lanternas traseiras embutidas (iguais às do GM Chevette).
X-12 M: “fase 1” e “fase 3” produzidos exclusivamente para as Forças Armadas, conforme suas especificações e exigências. Nunca existiu X-12 M com teto rígido.
X-12 L: designação para os X-12 com lona. Foi usada de 1979 até 1988, último ano de produção. A Gurgel nunca utilizou a designação “TL” para os modelos com lona.
X-12 TR: desiganção para os modelos com teto rígido. Corresponde ao “fase 2” e aos fases 3 e 4.
X-12 RM: designação de “rígido manutenção”. Corresponde ao “fase 2” e aos fases 3 e 4.
X-12 C: designação de “Caribe”. Versão destinada apenas para exportação dos X-12 fases 3 e 4.
Um abraço a todos e não levem dúvidas para casa!
Com cuidado ? Rígido Manutenção e Militar.
Mas essa foi fácil, pois no Gurgel Clube, o mais completo site sobre Gurgel no mundo, tem catálgos que explicam esses nomes !
O que é RM e M…..cuidado.
Acabei de perceber que “C” é Caribe. Besta…
O que é o “C” do X-12 C? Nem sabia que tinha C… Só sabia dos RM e M…
Oi Francisco,
Apesar de ser o mesmo carro, não coloquei como atualização por causa do tempo que passou entre a revista e as fotos com o novo dono e por ser em situações muito diferentes.
Oi Francisco.
A cor e os frisos são realmente idênticos. Mas o do cartaz é um X-12 L do ano seguinte, 1982.
Nessa época eu posso afirmar com toda certeza de que se trata de um modelo fabricado em 1981 e que realmente é um Caribe. Tudo isso porque, a partir do ano de 1981 os bonitos frisos passaram a adornar os X-12 (vide a matéria sobre o X-12 na Motor 3 de 1981) e se trata de um X-12 C, pois, além da capota listrada (do post mais antigo), todos os C vinham com estofamento branco.
Tudo indica que o X-12 C vinha equipado tanto com a capota listrada com corte tradicional quanto com a reta sem janelas.
X12TR francês de rally???? Tou boiando na história! fala, fala, fala, fala!
Esse não é o mesmo X-12 RHD da Inglaterra? É Atualização então!!
LOTUS ! Carrocerias de F-1, barcos, aviões, tanques de produtos químicos…
“X-12 TR francês de rali” ????? Quero só ver!!!
Me pareceu muito bem feita a conversão para RHD. Sempre penso “Uai, mas eles mexem com fibra por aqueles lados?” e aí lembro da Marcos, TVR…
Já ia esquecendo… André, e o X-12 TR francês de rali ?
Suspense……..
São poucos, mas já ví X-12 TL vermelho.
Vou mandar a matéria completa para o forum do Gurgel Clube.
Tem um famoso nessa mesma cor, saiu num folheto da Gurgel onde tem um monte de gente em cima do carro e um tirando uma foto. A frase é “Mais que um carro é uma opção de vida!”
Nesse link tem como comprar a placa, eu tenho uma dessa:
http://www.carvelho.com.br/loja/product_info.php?cPath=110_104&products_id=1850
Já vi foto de X12 Caribe vermelho – então acho que de caribe pra TL é dois pulos
Tem o resto da reportagem? Esse carro ficou muito bonito e nem parece que o volante do lado direito não é de fábrica – ficou muito bem feito!
Outro detalhe interessante que esse carro tem é a luz interna no meio do painel – coisa rara de se ver
Nossa, olha esses bancos brancos! Só falta serem de couro! Blergh…
Que legal! Essa pintura (creio que original) não estava disponível para cá, estava? Nunca vi UM X-12 vermelho de fábrica.