10

NÃO É GURGEL! Tanger à Vista!

  

Este Tanger Razec 1980 foi flagrado por mim a cerca de um mês atrás no bairro de Botafogo – Rio de Janeiro/RJ.  

Este modelo nem se parece tanto com os Gurgel, mas por ser “fora-de-linha”, acaba sendo confundido. Está equipado com rodas de Alfa-Romeu, que sabe-se lá como foram parar nele. Reparem que o estepe é com o aro 15 de aço do fusca.  

Um detalhe curioso é o nome: Razec é Cezar ao contrário, algo que a Tanger costumava fazer para homenagear os proprietários da fábrica ou criadores do modelo.  

O fato de ser 1980 intriga. Como um carro que usa lanterna do Fiat Uno pode ser tão antigo? Mas nunca se sabe, pode ter sido adaptada depois!!  

Razec na traseira!

 

Razec na coluna da porta!

 

A história da Tanger é meio louca mesmo. O Tanger Redaj (Jader ao contrário!!) é idêntico a este, como comprova o folheto abaixo. Mas o nome na traseira do carro fotografado não deixa mentir: é um RAZEC!  

  

Aguardo suas fotos!  

Francisco Branco

10 comentários

  • César  disse:

    Olá amigo, gostaria de saber como fazer para enviar fotos ? grande abraço César Lima

  • César  disse:

    Obs: o aro traseiro é de gol treme treme e foi adaptado como os aros de alfa romeu a furação é igual tendo que dar apenas uma lixadinha básica por dentro. Obs: não é bom confundir com Gurgel pois ele não tem concha como canoa. Já tive Tocantins, Carajas, e Puma. As portas, maçaneta, espelho retrovisor do Razec são do Chevete, lanternas traseiras e vidro dianteiro do Fiat uno, friso lateral traseiro fiat 147, aro á gosto, farol e lanterna dianteira é do gol treme treme. Os pedais são muito perto um do outro e isto depende de adaptação, o único defeito que encontrei o resto é tudo de bom, um carro futurista para as vagas das cidades grandes…

  • César  disse:

    Olá pessoal, o razec aí da foto emcontrado no Bairro Peixoto em copacabana é meu, e vai pertencer a uma terceira geração pois meu filho Vinícius está com 11 aninhos e foi transportado nele da maternidade imaginem vcs. Sem contar uma casa que nós construimos e tudo carregado em seu bagageiro. Abraço a todos, César

    • Fcbranco  disse:

      Cesar,

      Fotografei ele em Botafogo. Muito legal saber a história de mais um carro raro como o seu.

      Sabe o porquê dele ser parecido mas não ter o mesmo nome do Redaj?

  • Carlos Correia  disse:

    Prezados Senhores, bom dia. Peço desculpas, mas preciso de duas informações, se for possível, agradeço de antemão a gentileza.
    1º- Comprei um Tanger, Conversível, lógico c/ 2 capotas, 2 portas, ano 1998, por R$ 9.500,00, o interior está mais ou menos feio. Minha pergunta, está dentro ou fora de preço?
    2º- Que marca de tapetes dele, Brasília? Que mod. o volante? E espelhos retrovisores?

    De momento grato pela atenção

    CARLOS CORREIA

  • Fcbranco  disse:

    Portanto este Tanger pode ter sido fabricado a partir de 1983, mais provavelmente 1986, até as peças de reposição chegarem ao mercado. Certamente, o ano do documento é portanto do chassis herdado, como diversos outros Tanger, Bugres e similares que aproveitam o chassis VW.

  • Marcus  disse:

    A Uno começou a ser fabricada a partir de 83 (sim 83 não 84 como pensam) portanto, já existia a lanterna que permaneceu inalterada no Uno até 2004.

  • Fcbranco  disse:

    Interessante Claudio. Portanto no mínimo era uma brasília/fusca que teve seu conjunto encurtado para receber a carroceria desse Razec. Imagina em que ano ele terá sido feito? 1990 teria sido o lançamento do Mille, será que essa “permissão” do Detran não se estendeu um pouco?

  • Claudio  disse:

    Francisco, o ano 1980 é do conjunto motor e caixa. Até mais ou menos 1988 o Detran permitia instalar o conjunto em carrocerias novas.

Deixe seu comentário aqui:

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>