Â
Um legÃtimo Xavante XT! Este raro modelo, o Xavante XT de 1973, foi fotografado em Petrópolis/RJ, no último domingo, dia 09/05/10. Talvez seja tão raro quanto o Motomachine de alguns posts atrás, até porquê é bem mais antigo (quase 20 anos!).
Parei o trânsito todo para achar a máquina e fotografá-lo. De vez em quando ele está estacionado numa Avenida entre o Palácio de Cristal e a Catedral.
O estado de conservação é impecável, tem até a pá original na lateral! Uma curiosidade: Há pás embutidas nos dois lados do carro, mas não são idênticas! Uma é a que vemos na foto, arredondada. Do outro lado, há uma pá com ponta quadrada, e com punho, parecida com a pá utilizada em obras.
Veja aqui o prospecto de fábrica dele: http://www.gurgelclube.com.br/literatura/xavantext1973.aspx
Abraços a todos, e até o próximo post!
Francisco Branco
Rodrigo para informação do XAVANTE X 10 1975 visita o seguinte http://i1279.photobucket.com/albums/y532/florenciop/5843a0aa-7015-4e6c-a9dd-d5c1ea6de458_zps4c614ab0.jpg
Rodrigo para informação do XAVANTE X 10 1975 visita o seguinte http://i1279.photobucket.com/albums/y532/florenciop/5843a0aa-7015-4e6c-a9dd-d5c1ea6de458_zps4c614ab0.jpg , só compra uma placa ou chapa básica e troquela os dados que aparecem no documento, já que é o unico lugar onde aparecem os dados, tenho revisado e não tenho visto outra localização, se precisas fotos originais do modelo XAVANTE X 10 1976, escribeme a florenciop@hotmail.com
boa noite, é a primeira vez que participo por aqui, em janeiro comprei um xavante x10 de um conhecido mas o recibo foi perdido e a antiga proprietaria mudou e faleceu, eu estou so licenciando e rodando com o veicuço apos verificar os comentarios percebi que não consigo achar o numero do chassis do meu carro, ele possui a plaqueta dentro do porta malas mas não consigo achar a gravação, sera que pode ter sido coberto por fibra, se alguem tiver fotos da localização e puder me enviar ficarei muito grato (digo_abreu81@hotmail.com) agradeço a todos e um forte abraço
Esqueci de falar que:se o número do chassi também tiver sido recortado é sinal de que deram baixa do carro ai não dá para legaliza-lo.Tomara que não seja o caso
Tudo bom, jose Carlos.A plaqueta não seria um problema tão grande no momento,visto que essa plaqueta é vendida no mercado livre.Agora o mais importante é o número do chassi que fica atraz do banco do carona ao centro do carro.Um conselho que posso te dar é,já que o carro parece estar parado,é olhar com “carinho” as ponteiras e os suportes da suspençaõ traseira;as ponteiras não podem ter folga nem uma,pois os trancos causam danos aos suportes das mesma que as prendem no chassi causando simplesmente a ruptura do suporte e soltando uma das mangas de eixo da barra condutora que além de dar uma grande dor de cabeça é extremamente perigoso!;e o próprio chassi e o suporte,ver se existe algum cinal de corrosão extrema.obs:as ponteiras são do F350 ou F4000 e lembrando que são duas do mesmo lado,no caso:as que possuam rosca direita.Abraço
Armando e demais amigos meu imail e
magrao_ferrovelho@hotmail.com
grato Jose Carlos Dalla Barba
Bom dia Armando, e demais colegas apaixonados pelos gurgel, li os comentarios de vcs e me empolguei, em fevereiro de 2012 comprei um desmanche (ferro velho) aqui na cidade de Lajeado RS, e junto no estoque do patio tem uma carcaça de um gurgel xavante esse tem as duas pas nas laterais esse entao deve ser um 73 ou 74 estou reformando lixando, vou deixar impecavel, so porem hoje lendo vcs amigos ai falando do num. do chassi fui procurar o meu tinha a plaqueta no porta luva por fora, mas so tem os rebites, fiquei triste agora, sera que consigo fazer um documento de uso capeao? se vcs conseguirem me dar um retorno ficarei muito grato, e assim que der vou postar uma foto, dele e tambem do X15 que eu tinha e que dei no negocio do ferro velho, que fiz ele tambem na forma de artesanato, (lindo) mas a vida e isso ai temos as vezes que abrir mao mesmo que o coraçao nao quer, mas agora tenho o Xavante e nao gostaria de perde-lo. obrigado ate.
No meu xtr e de um conhecido,ambos 1973,o número do chassi fica atraz do banco do carona a esquerda,e a plaqueta,quando tem,pois alguns simplesmente não vinham,que é o caso desse do meu conhecido,na curva do porta luva por fora ou no para lama interno
Tenho um Gurgel ano 1973 e estou precisando legaliza-lo porém na vistoria as autoridades competentes não sabem onde se localiza o numero de chassi para efetivar a vistoria. Gostaria muito de saber onde fica caso saiba. aguardo com ansienade sua informação.
jorge
Atrás do banco do carona, num buraco que tem no assoalho, segundo nosso amigo Walfredo, que tem um QT 1970. Tanto o QT quanto o Xavante XT eram assim.
Quanto queres no Xavante?
Meu email é edisonmilitao@uol.com.br. Grato.
Tenho um Gurgel Xavante ano 1973, em excelente estado de conservação. Tenho uma adoração pelo modelo que comprei de um colega de trabalho. Caso conheçam interessados em adquiri-lo favor entrar em contato pelo email, pois estou sem garagem e o carro está parado faz 2 meses, em uma garagem coberta e alugada. Grande abraço a todos e muito grato.
preciso urgente de projeto em cad de chassi gurgel ou similar
Amigo, eu também precisava quando refiz o meu, nunca consegui, tentei começar a fazer um que não está nem no começo. Tem que ser meio artesanal mesmo. Dependendo da sua cidade tem algumas pessoas especializadas em Gurgel que podem te ajudar.
Realmente, como temos poucos exemplares, não posso afirmar com certeza. O número que vem gravado no chassis fica na barra da parte de cima do tanque, isso inclusive no X-12.
A plaqueta de identificação de fábrica mais antiga que já vi (e fotografei) foi a de um Xavante XT 1974. Tenho a foto dela aqui, diz o seguinte:
“Gurgel – Ind e Com de VeÃculos Ltda
Av. do Cursino…
CGC…
Modelo: Xavante XT 74
Chassis: XT137411xx (xx são números que não divulgarei aqui)
Ano de fabricação: 1974
Industria Brasileira”
Portanto, o 13 ou substituÃa o inÃcio do ano e deveria ser 19, ou tem algum outro significado que só a Gurgel sabe.
Li num site do detran sobre localização do numeral do chassi dos Gurgel antigos, que no XT E XTR – EARLY TYPE tem só 1 numero de chassi,no suporte (atrás do tanque), que costuma sempre enferrujar primeiro.Não existiam plaquetas na época.E que os quatro primeiros algarismos(XT13), são o modelo,depois o ano de fabricação(73-73 no caso) e o nº de série. E o carro é o mesmo do carro verde aà de cima, porem com as portas rebaixadas(tipo urbano).
Agradedeço a atenção.
Juarez, o ideal nesses casos é tirar uma foto da plaqueta de identificação, normalmente afixada no porta malas dianteiro (painel corta-fogo neste caso). Em 73 só temos registro do Xavante, talvez já a versão XT de 1974. XT 13 deveria ser o inÃcio do número do chassis. O modelo se parecia com este carro da foto acima?
Admito que gosto de Gurgel.Ou é nostalgia- automobilÃstica nacional mesmo.Sei lá.Ando dentro de automóveis desde 1965.Se lembro bem, cheguei a ver aqueles mini-carros-gurgel novos com uns amigos-vizinhos mais abastados e se não me engano aqueles Moplast, que viviamos empurrando ladeira acima.
Deparei-me com um XTR 1973 novamente, (+-80% original)inclusive parabrisa com emblema original GURGEL e checando os docs, o curioso é que no chassi consta XT13—– e na literatura não achei nada originalmente.Alguem explica isso? XT13 original.
Juarez,
Entre em contato comigo pela seção “Quem somos”. Aqui, só quem pode publicar são os administradores. Meu email é francisco@gurgelclube.com.br. Abraços!
Olá Fb, estive vendo uns sites de histórias automotivas, e encontrei numa foto um raro Gurgel Xavante XT -Early Type-1971 ou 1972 (já o estepe no capô).A biografia diz:
Unidades fabricadas: 1971= 04 1972= 128 1973= 411 (XTR-porta rebaixada)
Tentei postar a foto ampliada, mas não sei, tambem qual seção colocar.se possivel postem daÃ.A história da foto tambem é bem interessante.Era os primordios da Stock car no Brasil(1972), pois só oficial em 1979. O site é – BLOG DO Cariocadorio/stock car.
(clic em imagens) Abraço moçada GURGELEIRA.