E aí? Sabe diferenciar um X-10 de um X-12 fase 1? Depois da ajuda do nosso especialista Walfredo Gustavo, proprietário de um belíssimo Gurgel QT, ficou fácil: “É um X-10. As principais diferenças são o comprimento (X-10 350cm x X-12 330cm), faróis (4 no X-10 e 2 no X-12), capotas (X-10 cobre tudo) e galão de gasolina (X-10 não tem). Mas existem muitas outras.”
Na verdade não tão fácil para nós que não somos especialistas. Eu mesmo palpitei que este modelo 1976 seria um X-12. Mas a falta de lugar para embutir o galão realmente mostra que é um X-10. Flagrei ele próximo a Estrada União Indústria em Petrópolis/RJ, no domingo dia 11/04/10. Está com pintura boa, e a maioria dos ítens como bancos, selectraction epainel ainda são originais. As rodas naturalmente foram trocadas, por modelos atuais vindas da Brasília (aro 14, 5 polegadas).
Segundo a matéria da Enciclopédia 4 Rodas que o Walfredo nos mandou, junto com a resposta, o X-12 surgiu a partir de modificações solicitadas pelo exército, como capacidade extra de combustível (daí o galão), e comprimento 20 cm menor (talvez por causa de ângulo de ataque?). Informações muito interessantes que em breve estarão no nosso banco de dados sobre os modelos.
Abraços a todos os Gurgelzeiros!
Francisco Branco
Este carro é um milagre! Conheço de vista o dono dele… Esta rua é no meu bairro e essa foto foi tirada a uns 2km de minha casa.
Sempre ouvi dizer que este carro já pegou fogo e a parte traseira inteira derreteu! Algum bom artista daqui o recuperou.
Pois é Juarez, esse é legítimo mesmo. Raro de encontrar, as vezes estão em péssimo estado, mas esse, tem um dono cuidadoso.
Mais pra frente teremos uma seção para que os proprietários mostrem seus Gurgel e seus ex-Gurgel. Contarei com a sua colaboração!
Belo exemplar. Parece um X-10 legtimo.Valeu a foto. Sou fã de Gurgel.
tive 2, 1 G-15 pick-up CS. e um Xavante XTR 73.