Esse Xavante XT “TR” 1974 foi descoberto pelo nosso amigo Sérgio Prata num anúncio na internet. Imediatamente ficou intrigado com o fato de um X-10 (como estava sendo chamado) ter TETO RÍGIDO!
Rapidamente ele solicitou fotos, e na segunda passada, 17/05/10, fomos a Bangú – Rio de Janeiro/RJ, e o que parecia uma lenda, se descobriu uma raridade!! É um dos poucos carros dessa época que a Gurgel fabricou com teto rígido, que era um opcional segundo a “Enciclopédia do Automóvel”, publicado pela revista Quatro Rodas.
Outros dois veículos ajudaram a confirmar a veracidade do teto/modelo, além da apurada inspeção visual procurando por eventuais alterações. O X-10 TR 1976 (confirmado) abaixo, que está no sul do país e o Xavante XTC lona 1975 do Akito de São Paulo. A diferença entre os modelos é quase imperceptível.
Poucas são as alterações necessárias. Somente a colocação do capô original, para-choques, faróis, vidros das portas e lanterna traseira resolvem a parte externa. Por dentro, está bem original também, exceto pelos bancos, que quase sempre são substituídos.
Enfim, quem comprar, terá uma raridade em mãos, que reformado, será digno de placa preta!
Abraços e até o próximo post!
Francisco Branco
Mais uma observação, o Gurgel XTC tinha os parachoques deslocados , e eram de aço com o guincho preso no para choque, a entrada de ar para o motor era nas laterais atras do para lama traseiros, nao tinha o console central no interior, era da alavanca de cambio para tras de açp e deslocado para o lado como mencionarão. a alavanca do cambio saia na mão caso precisa se o gurgel ficava sem a alavanca de marchas, sistema muito simples e facil para evitar furto. pois ficava sempre no ar . Kadé a alavanca ?
O X10 tinha as entradas de ar da forma que conhecemos , nas laterais depois da porta, tipo Porche , tinha os parachoques de fibra embutidos com o guincho . (foto) e console como do X12 seguintes.
Dalminh, tem como detalhar esse sistema da alavanca que saia? Se possível com fotos, pq aí publico no site para os amigos adotarem em seus carros, evitando que sejam roubados facilmente. francisco@gurgelclube.com.br
No ano de 1976 , estive com a minha familia na praia de são Francisco, litoral de Campos RJ. e lá eu observei varios Gurgel X10 TR, cor azul escuro, de uma empresa da região, pois la em Campos tinha uma revenda Gurgel,
Na epoca estava com um Gurgel XTC TL 1974 e um X12 TL 1976. Ja muito empolgado com o Guerreiro.
Hj. temos um Tocantins TR 1989.
Tem um destes num anúncio, erroneamente anunciado como br-800
http://www.carrosaojose.com.br/2006/detalhe.php?id=1006409
Marcelo, fiquei muito feliz em saber. Uma raridade dessas merece restauração e placa preta.
Já entrei em contato com o seu email, no que puder vou colaborar pra deixar ele novinho.
Francisco assisti aos vídeos, realmente os carrinhos são muito valentes.
Acabei adquirindo o Gurgel XTC citado na reportagem, o carrinho realmente está muito legal, aliás o Sr Roberto (vendedor) é uma pessoa extraordinária, única, foi bom conhecê-lo também.
Gostaria que me ajudasse a recuperar este carro no sentido de dicas e fotos do modelo XTC, o tipo de pára-choque dianteiro, traseiro, o Guincho, as lanternas traseiras, a entrada de ar, essas coisas para que possamos voltá-lo a originalidade aos poucos.
Como conseguir as peças e se podem ser feitas ou substituídas, não tenho experência com Gurgel, é o meu 1º e pretendo curtir muito esse carrinho aqui na região.
Agradeço a Atenção.
Abços
Marcelo
Marcelo, procure pelo Canal do Gurgel Clube no Youtube. Você vai ver algumas das proezas que esses carrinhos, em especial o X-12/Tocantins, fazem no off-road.
Passam em lugares que os 4×4 pesadões não passam. Com pneus originais!!
Veja o vídeo do passeio em Tubiacanga e os vídeos do 2 ENGG, que foi agora no meio de Novembro.
Francisco, obrigado aí pelas dicas. Estou começando a prestar mais a atenção em Gurgel. Aqui em nossa região (Rural), o Fusca predomina. Aí um amigo comprou um Gurel e está muito bem servido com ele, então passei a estudar mais sobre o Carro e por surpresa minha achei vários sites contando a história do Gurgel e vcs aqui com muita atenção e esclarecimentos sobre o Gurgel. Isso nos faz admirar cada vez mais e nos envolver com o carro que parece ser bem mais resistente e valente que um Fusca. Parabéns pelo trabalho que desenvolvem, com ele, arrebanham cada vez mais admiradores desta Marca 100% Nacional que devemos nos orgulhar.
Abços
Marcelo,
Não está transformado não, trata-se de um XTC, modelo razoavelmente raro. Somente o capô dianteiro e a lanterna traseira que não são originais, além da entrada de ar na lateral que foi tapada.
Se estiver em bom estado e com preço baixo tem boa aceitação. Este, eu não compraria por mais de 3,5 mil, mesmo com documentação. O que tem que ser avaliado é o quanto será gasto para trazer ele de volta à originalidade, além de toda a parte mecânica que deverá ser revisada e muito provavelmente substituída.
O cambio de marchas é diferente sim, o freio de mão fica perto dele. Os mais atuais tem configuração parecida com a do Fusca/Brasília.
Sergio/Francisco boa noite.
Estive vendo este carro no site e também me chamou a Atenção pelo modelo dele, não tinha visto ainda um Gurgel desse tipo. Ele está transformado? Quais as alterações feitas? É menor que um X-12? Tem boa aceitação? O Câmbio de marchas dele fica atrás do freio de mão, é verdade?
Abços
Marcelo
Pessoal,
Pelas últimas pesquisas feitas e conhecimentos adquiridos, trata-se na verdade de um Xavante XTC.
Alguém refuta? O carro foi produzido em 1974, a plaqueta de chassis diz se tratar de um Xavante XT.
NA VERDADE É UM X-10 TETO RÍGIDO.X-10 QUE FOI PRODUZIDO DE 75 À 77.
Prezado Francisco Castelo Branco: tive o prazer de conhece-lo, peswsoalmente, no último Encontro do Quantel do Exército, em S. Cristovão, Rio. Agora, casualmente, descobri êste site e, nele, você. Trata-se de um site simplesmente maravilhoso à par da excelência e dadicação com que você trata as coisas de gurgeis. Achei extraordinario o GURGEL NA RUA. nOTA 10. cONTINUE COM O GURGEL CLUBE. VOC~ES TODOS ESTÃO DE PARABENS. ABRAÇOS. FIQUEM COM DEUS. SERGIO BELEM
Obrigado Sérgio,
Tive imenso prazer em conhecê-lo, e agradeço os elogios, além de repassá-los a todos que ajudam mandando fotos e material para o site. Esperamos poder torná-lo muito maior e mais completo do que já é!
O Xavante Branco está muy bello!
Quem sabe um proprietário cuidadoso não o compra e resolve as tais pendências de documentos que o veículo tem?
Sonhar ainda não se paga impostos nesse país!rs
A documentação não está ruim! O meu estava no mesmo esquema, conhecendo o proprietário anterior (que é o caso) é fácil de regularizar. O meu estava atrasado desde 1996!! Só tinha o CRV em mãos, foi uma procissão danada pra resolver, mais valeu com certeza.
Com uma raridade dessas então, eu nem duvidava!
Realmente, quando vi a viatura não acreditei. Não existiam registros de um Xavante XT com teto rígido. Esse Xavante precisa de uma boa reforma mas nada que assuste. Está com a documentação atrasada dois anos e o Detran informa “sem restrições”. uma raridade.
Estive lá com o Francisco e vimos a jóia de perto. Está parado há um bom tempo. Colocamos o motor para funcionar mas estava com o carburador entupido. O motor é 1500 cc. O preço de venda inicial é R$4.800,00, mas creio que um lance em torno de R$4.000,00 não seria recusado.
Quem está vendendo é o Sr. Roberto – romeuzulu@yahoo.com.br. Quem estiver interessado em mais informações pode entrar em contato comigo ou com o Francisco aqui no site.
Estimo que o comprador deve gastar uns R$1.200,00 para colocá-lo para rodar, em condições mínimas de segurança.
e depois reformar com tempo e com calma.
Se a documentação estivesse legal e a garagem não estivesse cheia, pegava pra mim…
Olá,
Tadinho ! Mas até que parece em bom estado. Fica bonito fácil, fácil .
Tem um piloto de asa delta em Niterói que tem um X-10 TR azul. Tenho de criar vergonha na cara e ir lá tirar uma foto.
Abraços,