OBS: Após comentário e nova pesquisa, descobrimos se tratar (registro no Denatran) de um Pretty Dakar 1980/1980 (será o ano do chassis VW?) e não um Quênia Safari como informado anteriormente. Não será alterado o texto abaixo, somente o título do post. As principais diferenças são a posição da lanterna traseira, que no Pretty é na parte inferior e o farol dianteiro, que no Quênia é sempre redonda.
Oi,
o nosso amigo e redator Francisco flagrou esse curioso Buggy Quênia na Praia do Forte, em Cabo Frio-RJ. Nunca tinha ouvido falar, mas no reveillón que passei em Búzios vi pelo menos 2 deles rodando, e indo para o passeio do GC em Maricá vi o último modelo deles, com faróis de Escort “redondo” na frente. Claro que a fábrica ficava no RJ, a Engeglass – não precisa dizer porque a cultura do Buggy foi imensamente maior no RJ do que em SP.
Pela minha pesquisa, constatei faróis dianteiros são da linha Opala/Diplomata/Comodoro (me corrijam se estiver errado), lanternas de Gol BX/batedeira (quase regra…) e este exemplar conta com rodas cruz-de-malta. Não está digno de exposição mas até que tá bonitinho. Esses carrinhos me passam uma sensação de que se torcem todos, de tão fina a fibra, será que esse sant’antônio dá mesmo força estrutural?
O nosso amigo Rodolfo explica bem como identificar o Quênia: “Identificar esse bugue é fácil: o mais antigo tem uma frente que parece muito com a do meu X-12 (fase 4), tem esse da foto e um terceiro com faróis de escort 87-92.” Tem um exemplar desse com frente parecida com a do X-12 no site Planeta Buggy: http://planetabuggy.com.br/extintos/quenia_safari/felipe.htm
Parece mesmo o X-12! Quase que cópia… E tem mais “Não Gurgel à Vista” por aí.
Abraços, Felipe
Nem Gurgel nem Quenia, um Pretty Dacar
Arnor, em consulta ao Denatran pela placa, realmente consta como um Pretty Dakar. Troquei o título do post e coloquei uma ressalva no início da página para não alterar o texto original. Ambos são modelos mais raros e com pouca documentação disponível, por isso a confusão.
bem esquesito,né.